Topo

OPINIÃO

Demétrio Vecchioli: Vôlei feminino brasileiro se tornou grande com a Isabel

Do UOL, em São Paulo

16/11/2022 11h55

A morte de Isabel Salgado hoje aos 62 anos marcou o esporte brasileiro, com a importância que ela teve como atleta e também fora das quadras, com o posicionamento político e o engajamento em questões nacionais. Demetrio Vecchioli destaca como ela foi o primeiro ícone do vôlei feminino brasileiro, ajudando o esporte a crescer para atingir o patamar atual.

No UOL News Esporte, ao lado de Luiza Oliveira, o colunista do UOL explica o protagonismo de Isabel como símbolo de uma modalidade esportiva e também outros fatores, como o fato de continuar competindo depois de ser mãe.

"É importante destacar que o vôlei que a gente tem hoje não é o que a gente tinha em 1982 e muito menos era o vôlei que a gente tinha em 1984, em 1984 o vôlei brasileiro era amador. A Isabel não conseguiu a medalha olímpica, mas ela transformou o vôlei, ela foi decisiva para transformar o vôlei feminino no que foi depois chegando à medalha em 1996, e no final da carreira dela, quando já era mãe, ela também foi protagonista nisso, em ser mãe e continuar atleta, um negócio que hoje continua sendo raro e ela foi fazer lá na década de 1980, ela seguiu jogadora".

"O vôlei feminino se torna grande com a Isabel e ela foi uma protagonista, garota de Ipanema, estrela do Flamengo, com posicionamentos, ela sempre foi essa estrela e foi depois dela que veio tudo isso".

O UOL News Esporte vai ao ar três vezes por semana, com a análise dos destaques do mundo esportivo

Quando: Toda terça, quarta e quinta-feira, às 9h

Onde assistir: Ao vivo na home do UOL, no UOL no Youtube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: