Menina de 9 anos doa figurinha rara de Neymar a hospital: 'Toca o coração'
Enquanto uns anunciam por R$ 9 mil em site de compra e venda a figurinha rara de Neymar no álbum da Copa do Mundo 2022, uma garota do interior de São Paulo chamou a atenção por um gesto altruísta depois de tirar o cromo dourado do camisa 10 da seleção brasileira às vésperas do Mundial.
Vitória Kama Martinez, de 9 anos, filha do ex-jogador Martinez, que teve passagens por Palmeiras e Cruzeiro, vibrou bastante ao tirar a figurinha rara e logo espalhou a notícia com familiares e amigos. A garota recebeu uma sugestão do tio Rodolfo, vice-prefeito da cidade de Magda (SP), onde moram, e aprovou doar o card para um hospital.
Em conversa com a reportagem, Vanessa Ferreira Kama Martinez, mãe da menina, explicou como tudo aconteceu. Entre o ato de sorte e a ideia do tio, Vitória conheceu, em um evento de troca de figurinhas, uma criança que havia tratado um câncer no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto (SP), referência na região.
A família, então, recebeu a indicação e entrou em contato com o hospital para fazer a doação da figurinha para o setor de oncologia. Agora, o HCM estuda como monetizar o card para reverter todo o valor arrecadado para a ala que cuida de crianças com câncer.
"Eu sabia o quanto essa figurinha era rara, não conhecia ninguém que tinha tirado. Daí eu abri um envelope e vi aquele canto dourado, foi um momento de muita alegria. Eu fiquei muito empolgada e não conseguia parar de pular", afirmou a menina de 9 anos.
De acordo com a mãe, Vitória nasceu no Hospital de Base (HB) de Rio Preto e a doação para uma ala do complexo tem ainda mais valor. Para ela, o gesto enche de alegria a família, que sonha com uma grande repercussão da história para que o cromo valorize ainda mais. "Já pensou se o Neymar vir isso e resolver ajudar, assinar, não sei?", brincou Vanessa.
"Não tenho palavras, é uma felicidade indescritível, toca o coração. Lembro o dia que ela tirou a figurinha, o quanto ficou feliz. (...) Foi uma doação de coração. É gratificante ver a forma que ela pensa, a sensibilidade dela. A todo tempo ela dizia: 'Mamãe, imagina quantas pessoas nós vamos poder ajudar?'", afirmou a esposa de Martinez, que revelou ainda que o álbum da família já está preenchido, "pronto" para a Copa.
Médicos recebem visita e elogiam garota
Aproximadamente 90 km separam as cidades de Magda e São José do Rio Preto no interior de SP. Na quarta-feira (16), Vitória e os pais viajaram até o hospital para conhecer as instalações e oficializar a doação da figurinha rara. A menina foi recebida e elogiada pela equipe médica do hospital pediátrico.
"É um ato que emociona e nos sensibiliza. Uma atitude tão bonita e nobre que partiu de uma criança. Sabemos o quanto esta figurinha é representativa e importante. E, hoje, a Vitória nos presenteia com este card. Ela simplesmente poderia ficar com o card, mas optou em doá-la ao HCM (Hospital da Criança e Maternidade). Ou seja, ela pensou no próximo. Foi um ato de bondade e de exemplo para toda nossa sociedade. Esta é uma doação que não agregará somente no valor financeiro, mas também no valor do ato", afirmou o médico Antônio Soares Souza, diretor administrativo do hospital.
O gerente administrativo do complexo que gerencia o hospital também comentou sobre a doação e quais serão os próximos passos.
"É uma alegria para nós receber esta doação tão simbólica. Vamos agora nos reunir com a diretoria do HCM e analisar todas as possibilidades e formas para monetizar a figurinha. Todo o valor arrecadado será repassado para investimentos no setor da oncologia pediátrica, atendendo ao pedido da Vitória", disse Rafael Albiero.
A relação da garota com o futebol vem desde o berço. Ela é filha de Martinez, que defendeu o Cruzeiro (entre 2003 e 2006) e o Palmeiras (2007 e 2008) na carreira. O meia canhoto se aposentou em 2014, quando vestia a camisa do Criciúma.
Ele foi campeão brasileiro e mineiro com a Raposa, além de conquistar o Paulistão pelo clube alviverde.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.