Topo

Fórmula 1

Abu Dhabi: adeus de Vettel, Leclerc aliviado e Hamilton bravo; frases do GP

Sebastian Vettel faz "zerinho" com sua Aston Martin depois do GP de Abu Dhabi, o último de sua carreira na Fórmula 1 - ALEKSANDRA SZMIGIEL/REUTERS
Sebastian Vettel faz 'zerinho' com sua Aston Martin depois do GP de Abu Dhabi, o último de sua carreira na Fórmula 1 Imagem: ALEKSANDRA SZMIGIEL/REUTERS

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/11/2022 04h00

A Fórmula 1 encerrou a temporada com o circuito de Abu Dhabi, ontem (20), e vitória do campeão Max Verstappen. A noite, porém, foi marcada pela despedida de Sebastian Vettel das pistas e a disputa pelo vice-campeonato mundial, que ficou com Charles Leclerc, da Ferrari. A corrida teve agradecimentos, reclamações e pedido para ser deixado sozinho. Veja abaixo as melhores frases.

"Obrigado a todos. Não foi a melhor corrida que fizemos, mas obrigado pelos incríveis dois anos e esse monte de pessoas incríveis. Vocês são pessoas incríveis. Desejo a vocês um carro muito melhor do que esse com o qual aproveitamos os últimos dois anos. Todo o melhor para vocês", agradeceu Vettel.

O alemão terminou a corrida na décima posição, conquistando o último ponto antes de deixar a categoria. Quem também tinha motivos para agradecer era Leclerc. Depois de momentos de tensão na luta pelo segundo lugar, o piloto agradeceu à Ferrari.

"Sim! Nós conseguimos pelo menos! Bom trabalho, pessoal. Boa corrida, muito boa corrida", falou o monegasco.

Hamilton sem potência

Três pilotos não conseguiram terminar a última corrida da temporada. Fernando Alonso, o primeiro a sair, Nicholas Latifi e Lewis Hamilton. O inglês enfrentou problemas com o carro e foi aos boxes, sendo obrigado a parar. Faltando três voltas para o fim, ele foi perdendo velocidade com problemas no W13.

"Estou perdendo potência, gente. O que está acontecendo?", diz Hamilton, pelo rádio, algumas voltas antes de precisar parar.

Ferraris com problemas

Segunda colocada no campeonato de construtores, a Ferrari quase se complicou mais uma vez na temporada. O principal ponto foi a degradação dos pneus, que afetou tanto Leclerc quanto Sainz. O engenheiro da equipe avisou ao espanhol que o desgaste era menor do que o esperado e recebeu uma resposta direta:

"Não concordo", afirmou Sainz.

Já Leclerc disse que seria tarde demais para ir aos boxes na reta final da corrida. A Ferrari insistiu que os pneus não aguentariam e ele seria ultrapassado na última volta, mas nada mudou. O monegasco, então, pediu para ser deixado sozinho pelo rádio.

Vettel reclama

Largando na nona posição, Sebastian Vettel teve alguns problemas ao longo da corrida. Em certo momento, reclamou com a equipe pela lentidão do carro:

"Está horrível. Quem vai ser o próximo a nos ultrapassar? Pareço um pato sentado (expressão inglesa para alvo fácil)"

Apoio e agradecimentos

Criticado por não dar a posição a Pérez no GP de Interlagos, Verstappen mandou um recado ao companheiro pelo rádio já na reta final da corrida, avisando que ele poderia forçar para cima de Leclerc. No fim, o mexicano até tentou, mas alguns erros e perdas de tempo acabaram custando caro na disputa pelo segundo lugar.

"Os pneus estão bons. Avisem ao Checo para forçar tudo, os pneus vão ficar bem", avisou o holandês.

Ao receber a última bandeirada da temporada, Verstappen também agradeceu à equipe pelo ano. Ele bateu o recorde de vitórias em uma mesma temporada, chegando a 15. Na carreira, soma 35.

"Corrida incrível, os pneus aguentaram. Que temporada maravilhosa nós tivemos. Inacreditável. Só podemos estar orgulhosos. Como foi o Checo?", perguntou o campeão, que depois disse ter sido "muito, muito perto" quando soube da diferença do companheiro para Leclerc.

Outra despedida

Além de Vettel, Daniel Ricciardo também está se despedindo do posto de titular na Fórmula 1. O piloto da McLaren será reserva na Red Bull na próxima temporada. No rádio, o engenheiro afirmou que ele tinha ficado com a nona posição e iniciou o adeus.

"P9, ótimo trabalho. Terminando com pontos. Ótima corrida, ótima ultrapassagem. Foi um show, muito bom", disse.

"Isso é muito legal, obrigado, pessoal", respondeu Ricciardo.

"Foi uma honra, Daniel. Uma honra, ótimos dois anos. Acho que falo por todos no time quando digo o quanto gostamos de trabalhar com você", afirmou Zak Brown, CEO da equipe.

"Agradeço pelo esforço. Muito obrigado", respondeu o piloto.

Fórmula 1