Marrocos, 'Piu' histórico e mais: as surpresas do mundo do esporte em 2022
2022 chega ao fim e deixa muitas histórias para contar no mundo do esporte. Entre tantos exemplos estão Lionel Messi que preencheu a única lacuna de seu currículo, Palmeiras e Flamengo, que estenderam seu período de domínio no futebol brasileiro, e Max Verstappen, que quebrou recordes na Fórmula 1.
Mas não é só dos grandes nomes que vive o esporte. Relembre histórias improváveis do ano de 2022. Algumas terminaram em título, outras ficaram no quase, mas todas quebraram prognósticos.
O país que representou um continente
O primeiro africano a chegar em uma semifinal de Copa do Mundo: a campanha surpreendente não terminou em título, mas superar Bélgica, Espanha e Portugal em um mesmo torneio foi um feito e tanto para Marrocos. O país se tornou o primeiro de seu continente a quebrar a barreira das quartas de final no Mundial. A campanha histórica parou na França e a equipe de Walid Regragui terminou em quarto lugar, após derrota para a Croácia.
Do 0x5 ao vice
Tudo mudou depois que Felipão chegou: a goleada de 5 a 0 sofrida pelo Athletico Paranaense contra o The Strongest, na Bolívia, resultou na demissão do técnico Fábio Carille. Luiz Felipe Scolari o substituiu e a temporada do Furacão mudou totalmente. Com uma boa dose de drama em todas as eliminatórias, a equipe se recuperou no torneio e chegou à final, batendo Libertad, Estudiantes e Palmeiras. O espírito copeiro não resistiu ao Flamengo, e o Athletico ficou com o vice-campeonato da Libertadores.
Eintracht 'rouba' o Camp Nou e fatura Liga Europa
O torneio secundário do futebol europeu virou palco para times 'alternativos': sempre tem algum gigante do Velho Continente que vai longe na Liga Europa. Em 2021/22, o grande candidato era o Barcelona, 'rebaixado' ao torneio após cair na fase de grupos da Champions. Mas os culés foram surpreendidos pelo Eintracht Frankfurt. A torcida alemã foi maioria no Camp Nou e impulsionou seu time à vitória por 3 a 2 em jogo de volta das quartas de final. O Eintracht manteve o embalo e conquistou o título em final 'alternativa' contra o Rangers.
Sem 'espanholização' na Copa do Rei
Bétis nem precisou derrubar gigantes: focados nos torneios internacionais e em La Liga, os principais clubes da Espanha costumam deixar a copa nacional em segundo plano. Em 2021/22, não deu para Barcelona ou Real Madrid serem campeões no 'modo automático'. Os dois foram eliminados pelo Athletic de Bilbao, o que gerou semifinais surpreendentes: além do clube basco, estavam Valencia, Bétis e Rayo Vallecano. A taça acabou nas mãos do Bétis, que superou os valencianos em decisão nos pênaltis.
Quem é rei não perde a majestade
Parece estranho dizer que Espanha era surpresa no Eurobasket, mas é verdade: La Roja não tinha estrelas no elenco para competir com as principais seleções europeias. As casas de aposta colocavam os espanhóis apenas na sexta posição entre os favoritos para levar o torneio, atrás de Sérvia, Grécia, Eslovênia, França e Lituânia. Mas os favoritos ficaram pelo caminho e os espanhóis bateram os franceses na decisão. Já sem os lendários irmãos Gasol, a família Hernangómez assumiu o protagonismo. Willy foi MVP do torneio e Juancho - o Bo Cruz de 'Arremessando Alto' - foi o cestinha da decisão.
Feito histórico no atletismo
Primeiro corredor do Brasil a conquistar título mundial: impossível não destacar o que Alison dos Santos fez em 2022. Além de demonstrar consistência com a conquista dos 400m com barreiras na Diamond League, o atleta de 22 anos alcançou feito inédito no Mundial de Atletismo disputado em Eugene. O 'Piu' concluiu a prova que é sua especialidade em 46s98, garantindo o primeiro título mundial de um corredor do país. A única medalha de ouro brasileira na história do torneio era de Fabiana Murer, no salto com vara, em 2011.
Uma estrela se consolida
Chamou a atenção no US Open de 2021 e se consagrou no mesmo torneio em 2022: Carlos Alcaraz deixou de ser uma promessa para virar realidade. O tenista de 19 anos se tornou o mais jovem da história a liderar o ranking mundial do esporte. O espanhol alcançou o feito quando venceu Casper Ruud na final do US Open, o primeiro título de Grand Slam em sua carreira. Além da conquista em Nova York, Alcaraz venceu dois Masters 1000 e dois ATPs 500 - um deles no Rio de Janeiro.
Primeira vitória e temporada superior a Hamilton
Andar de Mercedes não foi sinônimo de vida fácil: George Russell deu um passo importante na Fórmula 1 ao se transferir da Williams, uma das piores equipes do grid, para a Mercedes, que vinha de oito títulos de construtores consecutivos. Mas o britânico deu o 'azar' de chegar em uma temporada de reformulação. O carro não foi capaz de competir com a Red Bull. Mesmo assim, o jovem piloto mostrou serviço. Russell conquistou sua primeira vitória da carreira no GP de São Paulo e terminou o campeonato de pilotos na quarta posição, 35 pontos à frente do companheiro de Mercedes Lewis Hamilton.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.