Topo

'Hoje Nazaré está parada', diz amigo de surfista que morreu em Portugal

Thiago Jacaré e Márcio Freire tinham longa amizade - Reprodução/Instagram
Thiago Jacaré e Márcio Freire tinham longa amizade Imagem: Reprodução/Instagram

Marcello De Vico

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

06/01/2023 15h00

Amigo de Márcio Freire, o surfista catarinense Thiago Jacaré gravou um depoimento em vídeo e disse que Nazaré 'está parada' após a morte do brasileiro mesmo com 'altas ondas' no local.

Infelizmente a gente perdeu um grande amigo. Hoje Nazaré está parada. Tá todo mundo muito triste. Tem altas ondas e ninguém está na água porque a tristeza abalou o mundo inteiro do big surfe. Muita gente nas redes sociais fazendo homenagem, e realmente é um cara que merece essa homenagem. Vai ficar na história do surfe não só brasileiro mas também mundial.

O que ele disse?

Amizade com os Jagua Boys. "Ele morou muito tempo no Havaí, e de um tempo para cá ele voltou para o Brasil. Eu já o conhecia, tinha uma amizade, e ele tinha o sonho de surfar a Laje da Jagua [Laje de Jaguaruna, em Santa Catarina], que é a maior onda do Brasil. E ele apareceu lá, conheceu a equipe do Jagua Boys, e a gente fez uma amizade muito legal, além da amizade que já tinha, com muito carinho".

Tatuagem dos Jagua Boys. "Ele ficou dois meses e meio lá em casa. Marcinho era um cara que cozinhava bem, tocava ukulelê, umas músicas havaianas, e hipnotizava as pessoas. Criamos um elo de amizade, tanto é que todos os membros do Jagua Boys possuem uma tatuagem escrita Jagua Boys no corpo, e, o Marcinho virou um também porque ele fez essa tatuagem".

Reencontro. "Assim que ele chegou em Portugal, ele ligou pra gente, fazia dois anos que a gente não se falava. Ele veio ver a galera do Jagua Boys, almoçamos juntos, e combinamos de fazer o surfe para o dia seguinte. Eu estava dormindo, cansado, e recebi o telefonema do Vinicius do Santos dizendo que o nosso amigo havia falecido".

O que aconteceu? "Ele não conseguiu passar a onda, a onda engoliu ele no final e ele tomou várias outras ondas na cabeça ocasionando essa fatalidade que, a princípio, não tem um laudo médico definitivo, mas, provavelmente, veio a falecer por afogamento. Todo mundo é bem preparado aqui, com os equipamentos necessários, colete, jet-skis, e fatalidades acontecem, tanto na Fórmula 1, no futebol, no tênis, em qualquer lugar".

Quem são os Jagua Boys?

Os Jagua Boys são amigos do sul do Brasil que surfam frequentemente a Laje de Jaguaruna, considerada a maior onda do país. Para encarar as bombas, eles contam com o auxílio de jet-skis para colocar os surfistas nas ondas -em modalidade conhecida como surfe de tow-in.

O que se sabe sobre o acidente?

Estávamos todos na água, eram por volta das 16h. Marcio pegou a primeira onda da série. Foi rebocado pelo Lucas (Chumbo). Mas ele desapareceu por alguns minutos. Isso acontece o tempo todo. Nestes casos, a equipe de resgate vai buscar o surfista e nunca há problema. Ele desapareceu por três ondas. E todos nós sabemos que com o tempo de três ondas fica perigoso"

Em entrevista ao jornal L'Équipe, o surfista português Nic Von Rupp deu detalhes sobre a tentativa de resgate a Márcio Freire, que morreu ontem enquanto surfava Nazaré, em Portugal.

Tentativa de ressuscitar Márcio Freire: "Então vi Lucas que o pegou e conseguiu carregá-lo para colocá-lo no jet ski. Ele o levou de volta para a praia e [a equipe do ex-BBB] tentou ressuscitá-lo por 40 minutos. Quando você vê isso, você sempre pensa que ele vai voltar à vida. Você não pode acreditar que acabou."

Dúvida se o brasileiro usava colete salva vidas: "Não sei. Não o vi com um colete de verdade. Mas ele tinha que ter um, só que não era como o nosso. De qualquer forma, nunca deixamos ninguém surfar sem colete neste lugar. Lucas não podia deixá-lo surfar com ele sem colete. Estamos todos muito seguros."

Márcio teve dores de cabeça antes: "As ondas estavam boas o dia todo e não eram grandes. Eram cerca de 5 metros. Falei com ele algumas horas antes e ele estava calmo, feliz, até com um grande sorriso. Lembro também que ele me confidenciou que sentia dores de cabeça."