Topo

'O esporte é conservador e se mostrou de direita', analisa Ana Moser

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/01/2023 11h11

Ana Moser, ex-jogadora de vôlei e ministra do Esporte, participou do UOL Entrevista de hoje e lamentou que o esporte seja um meio conservador.

O esporte é um meio altamente conservador. Conservador e se mostrou de direita nos últimos anos. Acho que existe um temor ou um modelo antigo que muitas vezes impede que os atletas não se pronunciem politicamente, nem para um lado e nem para o outro. Então eu não tenho a pretensão de mudar a cabeça dessas pessoas porque elas estão aí há anos e vão continuar, é uma mudança gradual e já vem acontecendo. Um governo de esquerda acelera esse processo, mas é dentro dessa estrutura do esporte competitivo a gente tem cada vez mais forte as figuras de comissões de aletas, e elas estão em um estágio inicial de amadurecimento, e que vão amadurecer mais ainda. É um caminho sem volta". Ana Moser.

O esporte é machista. "Quem tá em campo, quem tá em atividade, tem mais cuidado para se posicionar. Tivemos na última gestão de Bolsonaro que apareceram os direitistas mais radicais. É um meio machista, conservador, é onde a meritocracia fala muito alto. Eu não sei explicar, não sou antropóloga ou socióloga. A vida inteira é um meio muito pouco feminino, mas tem pessoas que tem essa participação política mais acirrada como a Isabel, as filhas dela, a Carol que se posiciona mais forte, a Joanna Maranhão. O esporte é o esporte, não é porque o Lula foi eleito que o Brasil vai virar de uma hora para outra. Ele foi eleito por pouco mais de 50% da população, os outros 50% votaram no Bolsonaro".

Polarização da camisa da seleção brasileira. "É péssimo, mas já foi muito pior. Nós vamos retomar nosso símbolo, os símbolos são do Brasil e não de um governante. Na Copa do Mundo tivemos o fenômeno da camisa azul sendo vendidas por que a amarela fazia relação direta com o Governo do Bolsonaro. Isso vai acabar se diluindo por que se formos pensar uma porcentagem enorme da população não se viu naqueles atos, condenou os atos em Brasília. Os acampamentos foram desmontados no Brasil inteiro, então é algo que está diminuindo e quando fomos ver estaremos de novo torcendo com a camisa da seleção sem nenhum problema. Isso vai acontecer sem nenhum problema.

Ana Moser: 'Esports é indústria de entretenimento, não é esporte'

A meu ver o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então você se diverte jogando videogame, você se divertiu. O atleta de esports treina, mas a Ivete Sangalo também treina para dar show e ele não é atleta, ela é uma artista que trabalha com entretenimento. O jogo eletrônico não é imprevisível, ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, diferente do esporte". Ana Moser.