Topo

MMA


UFC Fight Pass: conheça a nova casa do Ultimate após deixar Grupo Globo

Estúdio do UFC Fight Pass está localizado em São Paulo - Arthur Macedo/UOL
Estúdio do UFC Fight Pass está localizado em São Paulo Imagem: Arthur Macedo/UOL

Arthur Macedo

Do UOL, em São Paulo

14/01/2023 04h00

13 de janeiro foi um marco histórico para as transmissões do UFC no Brasil. André Azevedo comandou na sexta-feira o primeiro programa nacional exibido no UFC Fight Pass, a plataforma de streaming oficial do Ultimate.

O Fight Pass chega para substituir o Canal Combate como a nova casa do UFC no Brasil. A parceria com o Grupo Globo chegou ao fim após 11 anos. Agora, a plataforma virtual é a única maneira de garantir acesso a todos os eventos do torneio de MMA mais importante do mundo.

Nova plataforma, velhos conhecidos

  • O UFC apostou na manutenção de nomes que trabalharam no Canal Combate. O apresentador e narrador André Azevedo, o comentarista Carlão Barreto e repórter Evelyn Rodrigues.

  • Os históricos lutadores Demian Maia e Rodrigo Minotauro também integram a equipe.

  • Os cinco participaram do "Boas-Vindas UFC Fight Pass", primeiro programa da plataforma. Ele foi exibido no serviço de streaming e também nas redes sociais do Ultimate.

Esse é o time principal. Ainda tem discussões, a gente planeja sempre trazer convidados para participar da nossa transmissão, mas esse é o time principal". Eduardo Galetti, vice-presidente sênior do UFC na América Latina

"Boas-Vindas UFC Fight Pass", a primeira transmissão do serviço de streaming. - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
"Boas-Vindas UFC Fight Pass", a primeira transmissão do serviço de streaming.
Imagem: Reprodução/YouTube

Futuro pós-Globo

  • O UFC sabe que tem um desafio pela frente. Depois de 11 anos, o evento de MMA deixa o serviço de pay-per-view no Brasil e parte para o streaming.

O primeiro passo da nossa estratégia é avisar para todo mundo que a gente está numa casa nova agora. (...) Claro que, no primeiro dia de evento, muita gente ainda vai bater na casa antiga. É difícil, é um trabalho de formiguinha". Daniel Mourão, vice-presidente de Marketing e Digital Media do UFC na América Latina

  • De acordo com Galetti, o projeto de criação de uma plataforma própria é planejado há dois anos.
A gente compreende que o consumidor brasileiro está muito habituado ao streaming já faz muitos anos. Netflix, Prime Video, Disney, por aí vai, e também o streaming de esportes. Então a gente tomou essa decisão de acreditar e apostar em nós mesmos." Eduardo Galetti

Parceria com a Band

  • Além da própria plataforma de streaming, agora o UFC também será transmitido na TV aberta, na Band.

  • Dos mais de 40 eventos previstos do UFC em 2023, a Band terá direito a exibir 12. O canal levará ao público o card principal de lutas em seis ocasiões, e ficará com o card preliminar em outras seis oportunidades.

  • A primeira transmissão da Band ocorre hoje. A partir de 20h30, o canal exibirá o card principal do UFC Fight Night em Las Vegas. O sinal que vai ao ar na TV é o mesmo do Fight Pass.

A TV aberta é uma plataforma importantíssima para a gente ter penetração. Queira ou não, ainda é um dos grandes canais de comunicação do Brasil, e a Band tem todo o histórico de canal do esporte, está muito empenhada nas transmissões". Daniel Mourão

Quem é a cara do UFC no Brasil?

Charles Do Bronx já deteve o cinturão do peso-leve do UFC. - Chris Unger/Zuffa LLC - Chris Unger/Zuffa LLC
Charles Do Bronx já deteve o cinturão do peso-leve do UFC.
Imagem: Chris Unger/Zuffa LLC
  • Após hiato de quase três anos, o UFC volta ao Brasil no dia 21 de janeiro. O UFC 283 ocorrerá na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro.

  • Dois brasileiros irão lutar por cinturão: Glover Teixeira no peso meio-pesado e Deiveson Figueiredo no peso mosca.

  • Atualmente, o país detém quatro cinturões: Alex Poatan no peso médio, Deiveson Figueiredo no peso mosca e Amanda Nunes, campeã nos pesos pena e galo.

  • Mas, pelo menos em termos midiáticos, nenhum deles é o grande nome do MMA brasileiro. O UFC considera Charles Oliveira, o "Charles Do Bronx", seu principal astro no país. Eventos com o lutador foram os que mais atraíram engajamento do público nos últimos anos.

É o nome do momento para o UFC. Independente de não ter o cinturão hoje, a construção dele dentro do evento, os anos que ele passou, as lutas que ele lutou, a empatia que ele tem como ser humano, a história de vida, o jeito que ele lida com o público, é uma junção de fatores". Daniel Mourão

O que assistir no UFC Fight Pass?

A primeira luta transmitida pelo UFC Fight Pass acontece neste sábado. - Arthur Macedo/UOL - Arthur Macedo/UOL
A primeira luta transmitida pelo UFC Fight Pass acontece neste sábado.
Imagem: Arthur Macedo/UOL
  • O serviço de streaming transmitirá todos os eventos completos do UFC, ao vivo. Eles também ficarão disponíveis sob demanda.

  • Eventos parceiros do UFC como LFA, Shooto e Cage Warriors, lutas antigas, documentários e programas ao vivo integram o catálogo.

  • Há dois valores para planos de assinatura: R$ 29,90 por mês ou R$ 298,80 por ano.

É um projeto movido a paixão. Acho que quando você é apaixonado, tudo fica mais fácil. Tanto a equipe que fica de frente para as câmeras quanto quem tá por fora. Creio que essa é uma nova era do MMA brasileiro. O UFC chegando aqui, com uma plataforma em português, voltando a fazer eventos aqui no Brasil, isso só vai fomentar o crescimento do esporte". Carlão Barreto