Topo

Corinthians

Destaque do basquete do Corinthians já tirou astro da NBA do sério; conheça

Trae Young e Davaunta Thomas trocaram provocações durante jogo em 2021 - Reprodução/YouTube
Trae Young e Davaunta Thomas trocaram provocações durante jogo em 2021 Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

16/01/2023 04h00

Davaunta Thomas virou o astro do basquete do Corinthians um ano e meio após irritar Trae Young.

  • Thomas e o astro do Atlanta Hawks se desentenderam durante um jogo em julho de 2021.
  • Ele agora é o segundo maior cestinha do NBB, com média de 18,8 pontos por jogo.
  • O ala do Corinthians é "um cara extremamente competitivo", diz o treinador Léo Figueiró.
  • Thomas diz que a competitividade vem dos tempos de criança.

A discussão com o astro da NBA viralizou na época (veja no vídeo mais abaixo). Os dois trocaram provocações em um torneio aberto para profissionais e amadores em Oklahoma, cidade em que Davaunta Thomas nasceu e Trae Young fez o colegial.

"Qual é o nome dele? Qual é o nome dele? Em que liga ele joga?", repetiu o astro da NBA durante o jogo. "Vocês sabem qual é meu nome!", respondeu Thomas, que marcou 25 pontos naquela noite.

Trae Young acabou levando a melhor com uma bola de três no estouro do cronômetro, para ganhar o jogo, saindo justamente da marcação de Thomas.

O Thomas é muito assim. Às vezes está quieto no jogo, mas alguém dá uma trombada nele ou a torcida xinga, pronto, está feito o trabalho: ele vai jogar pra caramba, é só esperar."
Léo Figueiró, técnico do basquete do Corinthians

De lá para cá Thomas jogou no Uruguai e na Argentina. O Corinthians tentou contratá-lo uma vez, não conseguiu, mas em setembro finalmente conseguiu o reforço que monitorava. O ala tinha surgido na Universidade de Arkansas-Fort Smith e jogado uma temporada na Lituânia antes das provocações com Trae Young.

A competitividade de Thomas nos treinos agradou ao Corinthians. "Tem até uma passagem engraçada", conta o técnico Léo Figueiró ao UOL. "Ele chegou, novo, fui sentindo qual é a dele no treino, como ele age. E aí nos treinos sem competição ele treinava meio mole, meio esquisito; mas quando tinha competição o cara virava um leão. O treino vira uma loucura, porque ele se transforma."

"Desenvolvi minha competitividade desde criança: nunca gostei de perder, mesmo que fosse uma brincadeira. E com o tempo os treinadores reforçaram que vencer era a única opção."
Davaunta Thomas, jogador do basquete do Corinthians, ao UOL

O Corinthians de Thomas e cia. joga amanhã contra o São Paulo, no Ginásio Wlamir Marques, no Parque São Jorge. O clássico é um jogo direto pelas primeiras colocações do NBB: o Tricolor é o terceiro (13 vitórias e 5 derrotas), e o Timão é o quinto (11-6).

Davaunta Thomas x Trae Young em 2021:

Corinthians