Topo

MMA


José Aldo dribla polêmica com Bolsonaro e é destaque em UFC no Rio

José Aldo celebra vitória sobre Rob Font no UFC Vegas 44, no fim de 2021 - Reprodução/Instagram
José Aldo celebra vitória sobre Rob Font no UFC Vegas 44, no fim de 2021 Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/01/2023 12h01

Em meio a uma polêmica por hospedar o ex-presidente Jair Bolsonaro, José Aldo foi figura principal durante o UFC 283. Mesmo fora da organização, ele foi utilizado como referência em vários eventos prévios e durante o evento recebeu o anúncio de que entrará no Hall da Fama.

  • Aldo foi recebido pelos fãs com muito entusiasmo ao longo dos dias.
  • O ex-campeão participou de uma sessão de autógrafos em um shopping na Zona Oeste do Rio, de um evento fechado para a imprensa no Cristo Redentor e de perguntas e respostas antes da pesagem na véspera das lutas.
  • José Aldo está alugando uma das residências que tem nos Estados Unidos para Jair Bolsonaro.
  • Em nenhum momento a situação com Bolsonaro foi levantada.
  • José Aldo será introduzido ao Hall da Fama da organização em 2023. Ele vivia a expectativa da confirmação.
  • Aldo recebeu muitos aplausos do público na Jeunesse Arena e foi às lágrimas ao lado de sua esposa e técnico, Dedé Pederneiras.
  • Até Conor McGregor, grande rival de Aldo na história do esporte, reagiu de maneira positiva e publicou "merecido".
  • Depois de muitas provocações e pedidos de revanche, os dois criaram uma amizade fora do octógono e hoje trocam mensagens.

Falou pela primeira vez

José Aldo ainda não tinha explicado a situação com Bolsonaro antes do UFC. Em entrevista ao podcast Flow, ele explicou o ponto de vista.

Segundo Aldo, ter o ex-presidente em sua casa em Orlando dá visibilidade para o imóvel, e ele vê isso como um negócio, independente do espectro político.

"Todo mundo do lado contrário vai bater, mas a jogada não foi pensando nisso, sei que tem o ônus e o bônus. A rua está sempre lotada e recebo muitas mensagens de gente querendo alugar lá. Tem gente que pensa pequeno, mas eu vi um negócio, não estou pensando em esquerda ou direita, estou pensando no negócio que a casa vai ser. Todo mundo vai querer ver o quarto dos 'minions'. Quero botar uma placa lá: 'aqui ficou o presidente do Brasil'"

José Aldo comparou a situação com Elvis Presley, astro do rock.

"Se eu vou para Las Vegas, eu quero ficar no quarto que Elvis ficou, eu gosto da parada. Todo mundo quer porque foi o presidente. Brasileiro tem mente pequena e não vê o lado do negócio"

Saída para o boxe

  • As homenagens a Aldo acontecem depois de ele romper o contrato com o UFC para iniciar no boxe.
  • O brasileiro descartou um retorno ao Ultimate, mesmo ainda tendo uma luta em contrato.
  • "Me programei para isso, saudade sempre vai existir. Ver os amigos vencendo mata minha vontade de lutar. Acho muito difícil voltar. Não tenho vontade nenhuma de entrar ali dentro. Só como coach, quem sabe"
  • Aldo também rechaçou fazer lutas contra youtubers. Ele reforçou que deseja enfrentar profissionais no boxe.
  • "Vou lutar profissional, ir passo a passo. Vamos para esse lado. Quem sabe um dia no futuro, está na moda, mas se depender de mim, não. Estou me esforçando e treinando bastante. Podemos ver nosso futuro. Estou seguindo o boxe profissional"