Topo

Wallace se desculpa após post sobre 'tiro em Lula': 'Foi infeliz'

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

31/01/2023 15h29

O jogador de vôlei Wallace, do Sada/Cruzeiro, se retratou nas redes sociais, pediu desculpas e disse que 'não tinha intenção de incitar a violência'.

O que ele disse?

Acabou gerando uma repercussão social muito ruim. Quem me conhece sabe muito bem que eu jamais incitaria violência em hipótese alguma, contra qualquer pessoa, principalmente nosso presidente. Então venho aqui pedir desculpas, foi um post infeliz que acabei fazendo, errei, estou aqui pedindo desculpas porque, quando você erra, não tem jeito, você tem que se assumir o erro desculpar. Jamais tive a intenção de incitar a violência, ódio, não é da minha pessoa. Não foi isso que o esporte me ensinou e não é isso que eu quero passar para ninguém"

O que aconteceu?

  • Wallace Souza postou uma enquete no Instagram, na noite de ontem, questionando quem daria "um tiro na cara do Lula" com uma espingarda calibre 12;
  • Ele inicialmente postou uma foto com a espingarda e abriu uma "caixinha de comentários", recurso para interagir com os seguidores;
  • Um dos seguidores perguntou: "Daria um tiro na cara do Lula com essa 12?". Foi quando Wallace criou uma enquete. O jogador perguntou: "Alguém faria isso" e completou com um smile de anjo

Governo promete agir

A postagem foi criticada pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. "Já acionei a AGU e vamos tomar todas as providências necessárias. Não vamos tolerar ameaças feitas por extremistas e golpistas!", escreveu.

Sada e CBV criticam

Em nota, o Sada/Cruzeiro disse que "lamenta profundamente a publicação realizada pelo nosso atleta Wallace e o seu conteúdo". "Vivemos um momento delicado, em que precisamos ter muita cautela com as nossas manifestações. As redes sociais podem parecer um espaço em que tudo está liberado, sem muita avaliação das possibilidades de interpretação, e isso é uma armadilha gigantesca."

O clube, ligado a Vittorio Medioli (sem partido), prefeito de Betim (MG) e forte apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou que "reforçará com todo o nosso staff, atletas e comissão técnica sobre a importância da responsabilidade no uso das mídias digitais". "Ressaltamos, principalmente, que a violência nunca deve ser exaltada ou estimulada, e da parte do Sada Cruzeiro pedimos sinceras desculpas a todos", completou o Sada, que tem contrato com o clube social do Cruzeiro para usar a marca celeste.

Procurada, a CBV disse que "repudia qualquer tipo de violência ou incitação a atos violentos, e entende que o esporte é uma ferramenta para propagação de valores como o respeito, a tolerância e a igualdade".

Quem é Wallace?

  • O oposto tem 36 anos e jogou pela seleção brasileira toda a década passada.
  • Ele foi prata em Londres-2012 e ouro na Rio-2016. Também ganhou três medalhas em Mundiais.
  • Wallace chegou a se aposentar da seleção após Tóquio-2020, mas voltou para disputar o Mundial do ano passado.
  • Ele fez carreira no Sada/Cruzeiro, saiu para jogar em outros clubes, e voltou em 2021.
  • Wallace é amigo de Maurício Souza, costuma curtir as postagens mais polêmicas do agora deputado federal eleito e declarou voto em Jair Bolsonaro.