Topo

Wallace, Neymar e mais: veja outras polêmicas envolvendo atletas e política

Wallace foi o destaque da partida contra Cuba - Reprodução/TimeBrasil
Wallace foi o destaque da partida contra Cuba Imagem: Reprodução/TimeBrasil

Do UOL, em São Paulo

01/02/2023 04h00

O jogador de vôlei Wallace Souza virou notícia após postar uma enquete em seu Instagram, na noite de anteontem (30), questionando quem daria "um tiro na cara do Lula" com uma espingarda calibre 12.

A publicação gerou grande repercussão e foi repudiada por diversos órgãos, incluindo a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e a Ministra do Esporte Ana Moser.

O UOL levantou outros atletas que também se envolveram em polêmica quando o assunto foi o cenário político brasileiro.

Neymar

O camisa 10 do Paris Saint-Germain declarou apoio a Jair Bolsonaro nas últimas eleições presidenciais, chegando até a gravar um vídeo com uma dancinha enfatizando o número 22, legenda do candidato. O atacante também participou de uma transmissão ao vivo liderada pelo ex-presidente antes das eleições.

Em entrevista ao podcast Flow antes do segundo turno, Lula afirmou que Neymar tinha medo dele [Lula] descobrir que Jair Bolsonaro perdoou uma dívida de imposto de renda do jogador e sua família.

A família de Neymar repudiou "a afirmação falaciosa que um dos candidatos à Presidência da República fez de forma leviana" e desafiou Lula a "provar o contrário no palco adequado".

Maurício Souza

O jogador de vôlei e deputado federal por MG foi dispensado do seu clube, o Minas Tênis Clube, em 2021, após se envolver em seguidas polêmicas nas redes sociais com postagens de cunho homofóbico em um momento em que isso era um dos temas do debate político.

Mesmo depois da demissão, Maurício continuou a defender seu posicionamento e intensificou o número de publicações nas redes sociais. Chegou até mesmo a defender a diretoria do Minas, ao afirmar que a culpa por ter sido desligado foi "da turma da lacração", e não do clube.

Após toda essa situação, o jogador, que é apoiador declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro, disputou sua primeira eleição em 2022 pelo PL e foi eleito deputado federal por Minas Gerais com 83.267 votos.

Carolina Solberg

A jogadora de vôlei de praia foi denunciada por manifestação política contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que estava em exercício na época. Após receber a medalha de bronze na primeira etapa do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia, ela disse "Fora, Bolsonaro!" em entrevista ao vivo, em 2020. Carol foi absolvida na 2º instância do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Na época, a atleta afirmou que defende qualquer tipo de manifestação, e que a diferença no tratamento da CBV entre a sua manifestação e o apoio de parte dos jogadores da seleção masculina, em 2018, ao então candidato à presidência Jair Bolsonaro a revoltou.

"Que fique claro: acho que estão certíssimos, no direito deles. O que me pareceu absurdo foi ser tratada de forma tão diferente por manifestações políticas após a partida", disse.

Cris Cyborg

A lutadora de MMA está entre o grupo de influenciadores bolsonaristas que convocaram manifestantes para os atos golpistas em Brasília, no último dia 8 de janeiro. O vídeo gravado por pessoas influentes entre os apoiadores de Jair Bolsonaro foi para "um encontro em massa" na Praça dos Três Poderes.

Ela chegou a lamentar o episódio em suas redes sociais, mas compartilhou vídeos dos invasores no Congresso Nacional em seus stories no Instagram.

"Toda manifestação pacífica é importante para fortalecer a democracia do povo. Porém, nós não podemos confundir essa luta e nem aceitar ou fomentar a desordem e o desrespeito (...) Jamais vou apoiar crimes e atos antidemocráticos. Eu acredito num mundo melhor, onde o respeito e o amor ao próximo sejam de todos para todos", escreveu.

O que aconteceu?

  • Nos stories, Wallace compartilhou registros em um estande de tiro segurando algumas armas e decidiu abrir uma caixinha de perguntas;
  • Ele foi questionado se "Daria um tiro na cara do Lula com essa [espingarda calibre] 12";
  • Como resposta, o jogador fez uma enquete indagando se "alguém faria isso", acrescentando um emoji de um anjo com auréola;
  • Wallace apagou a publicação depois da repercussão de que estaria incitando violência e se desculpou publicamente.