Topo

Ladrões que agrediram ciclista em assalto são condenados a até 15 anos

Mark Cavendish teve a casa roubada em 2021 - Stephane Mahe/Reuters
Mark Cavendish teve a casa roubada em 2021 Imagem: Stephane Mahe/Reuters

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

07/02/2023 14h42Atualizada em 07/02/2023 15h08

Dois homens que praticaram um assalto à mão armada à casa do ciclista olímpico Mark Cavendish foram condenados à prisão na Inglaterra.

Um dos bandidos recebeu 15 anos de pena, enquanto o outro levou 12. As informações são do jornal britânico Mirror.

O que aconteceu?

O assalto ocorreu na madrugada do dia 27 de novembro de 2021, por volta das 2h30. Os ladrões invadiram a casa de Cavendish enquanto ele, a esposa e os três filhos dormiam no andar de cima.

Os invasores roubaram dois relógios de luxo durante a ação, avaliados em 700 mil libras esterlinas, cerca de R$ 4,2 milhões na cotação atual, de acordo com a polícia de Chelmsford, cidade próxima à Londres.

Os bandidos também ameaçaram esfaquear o ciclista. De acordo com a publicação, um dos homens chegou a arrastar o ciclista pelos pés e lhe desferiu socos. Outro invasor segurava uma faca no pescoço de Cavendish e perguntava "Onde estão os relógios?" e "Você quer que eu te esfaqueie?".

De acordo com declarações de Peta, esposa de Cavendish, à Justiça, havia de três a cinco bandidos na casa. "Ouvi um barulho que me acordou durante a noite. Quando desci alguns degraus, pude ouvir alguns homens falando, mas estava escuro", disse.

Ela afirmou ainda que subiu as escadas o mais rápido que pôde e gritou algo para Mark antes de eles darem início aos atos de ameaça e violência.

Quem é Mark Cavendish?

O ciclista britânico de 37 anos é considerado um dos maiores velocistas do esporte. Ele foi medalha de prata na prova de Omnium nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, e carrega o título de maior vencedor de etapas da Volta da França (34) ao lado do belga Eddy Merckx.

Ele é o terceiro ciclista com mais vitórias em etapas do Grand Tour (Grande Volta), com 53, atrás apenas do próprio Merckx (64) e do italiano Mario Cipollini (57).

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que informava versão anterior deste texto, os assaltantes foram condenados a 15 e 12 anos cada um, totalizando os 27 anos que apareciam no título. A imprecisão já foi corrigida no título, no texto e na manchete da home do UOL.