Topo

Jogador brasileiro de basquete é vítima de racismo na Espanha; assista

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/02/2023 11h14Atualizada em 08/02/2023 15h12

Yago Mateus dos Santos, armador do Ratiopharm Ulm, da Alemanha, foi chamado de macaco durante uma partida de basquete em Badalona, na Catalunha.

Uma torcedora do Club Joventut Badalona chamou Yago de 'macaco' repetidas vezes, enquanto duas pessoas ao seu lado davam risadas.

O Badalona venceu a partida por 82 a 76. Yago foi o melhor jogador de sua equipe com 16 pontos, 8 assistências e 7 rebotes.

Club Joventut Badalona diz que levou imagens para as autoridades

Rejeitamos veementemente qualquer tipo de comportamento e/ou comentário intimidador, ofensivo, racista e/ou xenófobo nas nossas instalações e em qualquer um dos campos onde as nossas equipas jogam os seus jogos. Já levamos os vídeos ao conhecimento das autoridades competentes para que possam analisá-los, tomar as devidas providências e tomar as decisões cabíveis. Como sempre, o Club Joventut Badalona colaborará no que for necessário com as autoridades e cumprirá as decisões que surgirem", afirma o clube.

Yago afirma que episódio é revoltante

Graças a Deus eu não ouvi na hora porque não sei qual seria a minha reação. Nunca havia passado por isso na minha vida, por uma situação como essa nem no Brasil, nem em outros países onde joguei com meus clubes e com a Seleção Brasileira. Não consigo entender o motivo disso. É revoltante e triste ver que isso acontece, é uma coisa recorrente no esporte, no mundo de hoje, e estamos muito longe ainda da conscientização e de um entendimento de que não há espaço para esse tipo de atitude". Yago Mateus.

Armador se destacou com a camisa do Flamengo

Yago se formou nas categorias de base de basquete do Palmeiras, e foi campeão estadual em 2015.

Posteriormente jogou pelo Paulistano, onde foi campeão Paulista (2017) e Brasileiro (2017/18).

A equipe na qual mais se destacou foi o Flamengo. No clube carioca ele conquistou outro Brasileiro (2020/21), Copa Super 8 (2020/21) e a Champions League américas (2020/21).

Yago foi eleito MVP (jogador mais valioso) e foi o joga de maior destaque no título da seleção brasileira sub-23 no Global Jam em 2022.

Em julho do ano passado, o Ratiopharm Ulm pagou a multa estipulada na cláusula de rescisão do contrato e assinou com o armador.

Confederação Brasileira repudia o caso

A CBB repudia veementemente o crime de racismo praticado contra o atleta Yago dos Santos, do Ratiopharm Ulm e da Seleção Brasileira, durante a partida da equipe alemã e o Badalona, na Espanha, pela EuroCup, nesta última terça-feira.

O crime está gravado em vídeo e a identificação é fácil e rápida. A CBB espera que as autoridades espanholas atuem com o rigor da lei e que crimes como esse não passem mais impunes. Yago, estamos com você, e temos a certeza que NADA irá pará-lo.

De antemão, a Confederação Brasileira de Basketball, através do seu presidente, Guy Peixoto Jr, irá protocolar junto à EuroCup um pedido de investigação do caso para que os responsáveis pelo crime sejam identificados e punidos na esfera esportiva e civil, de acordo com as leis espanholas.

A Seleção Brasileira é a sua casa, o basquete brasileiro te ama e você conta conosco SEMPRE!