Comercial do Super Bowl é ligado a grupo anti-LGBT e antiaborto, diz site
Além de marcar a decisão da NFL e sempre contar com uma grande atração musical, o Super Bowl é famoso pelos anúncios nos intervalos. Entre os comerciais milionários exibidos na transmissão do canal Fox nos EUA, vídeos de um grupo cristão causaram polêmica.
A campanha "He Gets Us" (Ele Nos Entende, em português) investiu mais de U$ 20 milhões (R$ 104 milhões na cotação atual) em dois anúncios no Super Bowl. Um vídeo de 30 segundos exibe fotos de crianças se ajudando e a frase, enquanto a publicidade de 1 minuto mostra pessoas brigando e gritando umas com as outras. As duas peças se encerram com o slogan "Ele (Jesus) nos entende. Todos nós".
"He Gets Us" é subsidiária da Servant Foundation, fundação dos servos de Cristo da região de Kansas City. A campanha se descreve como "não de esquerda nem de direita" e afirma querer propagar a mensagem de Jesus para grupos que se sentiram excluídos pelo Cristianismo. Mas a fundação por trás de tudo tem ligação com causas políticas e sociais de grupos de direita.
O site Jacobin divulgou documentos mostrando que a Servant Foundation doou mais de U$ 50 milhões à Aliança em Defesa da Liberdade. Este grupo cristão atua no setor judiciário norte-americano e alega ter contribuído para a revogação da Roe v. Wade, que previa às mulheres dos EUA a liberdade constitucional de praticar o aborto.
O grupo financiado pela Servant Foundation atua na Suprema Corte dos EUA em outro caso, argumentando que estabelecimentos deveriam ter a liberdade de discriminar clientes de orientação sexual LGBTQIA+.
De acordo com o portal NPR, a loja Hobby Lobby também contribuiu para o financiamento da campanha "He Gets Us". A empresa está envolvida em polêmicas, entre elas negar para funcionárias a cobertura de procedimentos de controle de natalidade - como aborto - por razões religiosas.
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