Topo

Kelly Slater exalta domínio do Brasil no surfe: 'Muito respeito por eles'

Do UOL, em São Paulo

14/02/2023 04h00

O surfista Kelly Slater disse em entrevista exclusiva ao UOL que tem "muito respeito" pelos brasileiros que passaram a dominar o Circuito Mundial de Surfe.

Destaque para Gabriel Medina (tricampeão mundial), Italo Ferreira (campeão olímpico e mundial) e Filipe Toledo (atual campeão mundial).

Tinha um tempo em que os brasileiros não estavam na discussão por título mundial, e agora você não pode ter essa conversa sem falar principalmente dos brasileiros. Você tem Filipe, Italo, Gabriel e outros caras vindo atrás deles. Eles levaram a esse nível" Kelly Slater, ao UOL

"Eles viram um lugar onde havia um novo tipo de surfe e isso se ajustou com a maneira como eles sabiam surfar e com as habilidades deles. Eu tenho muito respeito por esses caras. Eles se saíram incrivelmente bem e é muito difícil igualar esses caras em muitas das condições agora", acrescentou.

"Eu amaria vencer todos esses caras"

Kelly Slater sonha em disputar o título mundial de 2023 - Brent Bielmann/World Surf League - Brent Bielmann/World Surf League
Kelly Slater sonha em disputar a final do Circuito Mundial de 2023
Imagem: Brent Bielmann/World Surf League

O 11 vezes campeão mundial ainda deu seu palpite sobre a disputa pelo título mundial deste ano. O favorito, na opinião dele, é o havaiano John John Florence, bicampeão mundial e que vem sofrendo constantemente com lesões.

"Vai ser um ano interessante. Se ninguém se machucar, é uma pergunta diferente. John John é provavelmente o favorito quando ele não está machucado. Eu acho que ele é o melhor em todas as condições, de gigante a pequeno. Eu acho que ele é, dos caras do top 5, o que sofre mais em condições pequenas em comparação com Italo, Gabriel, Filipe."

Aos 51 anos, Kelly sonha em ficar no top 5 do ranking para disputar a final do Circuito Mundial.

Se tivermos eles quatro no WSL Finals, vai ser um bom título mundial para se vencer. Eu amaria estar lá. Eu amaria vencer todos esses caras. Um cenário dos sonhos para mim seria ser capaz de chegar no top 5 com esses quatro caras" Kelly Slater

Kelly Slater e o Brasil

Kelly Slater, durante etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe 2019 - Damien Poullenot/WSL via Getty Images - Damien Poullenot/WSL via Getty Images
Kelly Slater, durante etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe 2019
Imagem: Damien Poullenot/WSL via Getty Images

O surfista falou também sobre sua relação com o Brasil. Ele se considera um ídolo no país? "Você saberia melhor do que eu, você me diz", respondeu.

Kelly é um amante do BJJ (jiu-jítsu brasileiro).

"As pessoas no Brasil têm sido muito boas comigo. Tive uma boa história lá, apoio da torcida desde a primeira vez que apareci. As pessoas têm sido bem receptivas comigo, tenho muitos bons amigos do Brasil. Eu também amo o mundo do jiu-jítsu. Então, BJJ tem sido uma parte importante de alguns dos meus relacionamentos e da minha vida de diferentes maneiras. Eu tenho um grande respeito."

Kelly é um dos personagens da segunda temporada da série "Make or Break: na crista da onda", que vai estrear na Apple TV+ em 17 de fevereiro e acompanha os surfistas do Circuito Mundial.