Topo

Prêmio Laureus 2023: Filipinho e Rayssa estão entre indicados; veja a lista

Rayssa Leal (foto) concorre na categoria Atleta de Ação, assim como Filipe Toledo - Divulgação/World Skate
Rayssa Leal (foto) concorre na categoria Atleta de Ação, assim como Filipe Toledo Imagem: Divulgação/World Skate

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

20/02/2023 07h30

O Prêmio Laureus, considerado o Oscar do esporte, já tem os seus finalistas definidos para a edição de 2023 do evento.

Dois brasileiros estão entre os indicados: o surfista Filipe Toledo e a skatista Rayssa Leal, que concorrem na categoria Melhor Atleta de Ação.

Os seis indicados a Melhor Esportista Masculino do Ano são:

  • Lionel Messi (campeão no Qatar)
  • Kylian Mbappé (vice e artilheiro no Qatar)
  • Rafael Nadal (campeão do Australian Open e de Roland Garros)
  • Max Verstappen (campeão da F-1 2022)
  • Mondo Duplantis (dois mundiais de atletismo)
  • Stephen Curry (campeão da NBA e MVP das finais)

Brasil: show de surfe e skate

Filipe Toledo, o Filipinho, de 27 anos, conquistou o seu primeiro Mundial de Surfe no ano passado depois de vencer o compatriota Ítalo Ferreira na grande final. Ele já havia batido na trave em 2021, mas foi derrotado por Gabriel Medina no confronto decisivo.

Rayssa Leal confirmou seu potencial em 2022 após a medalha de prata nos Jogos de Tóquio no ano anterior. A prodígio de 14 anos ganhou seu primeiro ouro nos X-Games no evento Street, em abril, e, em seguida, conquistou o SLS Super Crown vencendo as três etapas da turnê em Jacksonville, Seattle e Las Vegas — antes de terminar com uma vitória no Rio, em novembro.

Fiquei muito feliz por saber, que fui nomeado para o Laureus World Sports Awards, é uma grande honra. Vencer a World Surf League 2022 foi uma grande conquista para mim e para o Brasil, e a indicação para o Prêmio Laureus Melhor Atleta de Ação ajuda a enfatizar o incrível talento e triunfo da geração do surfe brasileiro, colocando-nos com alguns dos maiores nomes do esporte do mundo.
Filipe Toledo

Estou muito feliz por ser indicada mais uma vez para o Laureus World Sports Awards. É fantástico e sinto-me muito honrada por estar ao lado de atletas que me inspiram. Gostaria de agradecer a Laureus e a todos que me indicaram por me darem a oportunidade de destacar o skate no Brasil. Espero que minha indicação para um prêmio tão importante inspire e encoraje mais meninas e mulheres a praticar esportes.
Rayssa Leal

Como funciona

Seis indicados são selecionados em cada categoria Laureus por votação do Laureus Media Nominations Panel, que consiste em 1.400 dos principais jornalistas esportivos, editores e locutores de todo o mundo.

As exceções são as listas de finalistas para o Prêmio Laureus para Esportistas com Deficiência e o Prêmio Laureus Esporte para o Bem, escolhidos por painéis de especialistas.

Confira os finalistas por categoria

MELHOR ESPORTISTA MASCULINO DO ANO

Steph Curry (EUA/Basquete), Mondo Duplantis (Suécia/Atletismo), Kylian Mbappé (França/Futebol), Lionel Messi (Argentina/Futebol), Rafael Nadal (Espanha/Tênis), Max Verstappen (Países Baixos/Automobilismo)

MELHOR ESPORTISTA FEMININA DO ANO

Shelly-Ann Fraser-Pryce (Jamaica/Atletismo), Katie Ledecky (EUA/Natação), Sydney McLaughlin-Levrone (EUA/Atletismo), Alexia Putellas (Espanha/Futebol), Mikaela Shiffrin (EUA/Esqui Alpino), Iga Swiatek (Polônia/Tênis)

TIME DO ANO

Seleção Argentina de Futebol Masculino, Seleção Inglesa de Futebol Feminino, Seleção Francesa de Rugby Masculino, Golden State Warriors (EUA/Basquete), Oracle Red Bull Racing (Áustria), Real Madrid (Espanha/Futebol)

REVELAÇÃO DO ANO

Carlos Alcaraz (Espanha/Tênis), Tobi Amusan (Nigéria/Atletismo), Nathan Chen (EUA/Patinação Artística), Seleção Marroquina de Futebol Masculino, Elena Rybakina (Cazaquistão/Tênis), Scottie Scheffler (EUA/Golfe)

RETORNO DO ANO

Francesco Bagnaia (Itália/Motociclismo), Christian Eriksen (Dinamarca/Futebol), Jakob Ingebrigtsen (Noruega/Atletismo), Klay Thompson (EUA/Basquete), Annemiek van Vleuten (Holanda/Ciclismo), Tiger Woods (EUA/Golfe)

ATLETA PARALÍMPICO DO ANO

Diede de Groot (Países Baixos/Tênis em Cadeira de Rodas), Catherine Debrunner (Suíça/Atletismo), Declan Farmer (EUA/Ice Hockey), Cameron Leslie (Nova Zelândia/Natação e Rúgbi em Cadeira de Rodas), Oksana Masters (EUA/Cross-Country Skiing) , Jesper Saltvik Pedersen (Noruega/Esqui Alpino)

ATLETA DE AÇÃO

Justine Dupont (França/Surfe Ondas Gigantes), Stephanie Gilmore (Austrália/Surfe), Eileen Gu (China/Esqui), Chloe Kim (EUA/Snowboard), Rayssa Leal (Brasil/Skate), Filipe Toledo (Brasil/Surfe)

ESPORTE PARA O BEM

Boxgirls (Quênia/Boxe), High Five (Alemanha/Esportes de ação), Made For More (África do Sul/Vários esportes), Slum Soccer (Índia/Futebol), Movimento TeamUp (Global)