Brasil joga a vida pelo Mundial de Basquete na terra do Corinthians verde
A seleção brasileira de basquete faz jogos decisivos na cidade que torce por um Corinthians verde.
É o União Corinthians, tradicional time de basquete de Santa Cruz do Sul-RS, uma cidade conhecida na região pela produção de tabaco e pela Oktoberfest, um dos costumes da imigração alemã. O time já foi campeão brasileiro, disputa o NBB e nesta semana recebe a seleção brasileira em seu ginásio.
O Brasil enfrenta Porto Rico e Estados Unidos, hoje e domingo (26), respectivamente. Precisa vencer um dos jogos para garantir lugar no Mundial de Basquete, que acontece na Ásia entre agosto e setembro deste ano.
A cidade gaúcha está toda decorada para receber a seleção: espalhou bolas de basquete pelas ruas, criou uma semana de eventos com palestras, oficinas de torneios 3x3 e também atividades culturais, como o lançamento do livro "7 mil dias", no qual o jornalista Guilherme Mazui conta a história da retomada do basquete do União Corinthians.
O basquete é uma das grandes marcas de Santa Cruz, é uma das principais formas de projeção. Então é muito importante ter um evento desta magnitude neste momento de reconstrução do esporte na cidade."
Everson de Bello, secretário de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte da cidade
Por que este Corinthians joga de verde?
O União Corinthians não tem nada a ver com o Corinthians do futebol. O time gaúcho surgiu recentemente da união de dois times da cidade: o Clube União e o Corinthians Foot Ball Club. Este último foi fundado há mais de 80 anos e foi campeão brasileiro de basquete em 1994, sempre de verde, provavelmente por uma herança da cor predominante do brasão da cidade.
O time viveu um hiato de 19 anos longe da elite, mas voltou com tudo. Venceu o Campeonato Brasileiro de Clubes da CBB em 2021 e hoje disputa sua segunda temporada seguida no NBB — é o 12º colocado. No último sábado (18), o time gaúcho venceu o Flamengo em casa na última bola, por 78 a 77.
Por que a seleção joga em Santa Cruz do Sul?
A CBB tem tentado diversificar os locais de jogos da seleção: organizou a AmeriCup em Recife e escolheu Franca-SP e Jaraguá do Sul-SC nestas Eliminatórias. A cidade gaúcha surgiu como opção pela tradição no basquete.
"Sabendo destes jogos, disse à CBB que Santa Cruz e o União Corinthians tínhamos o interesse de sediar", explica ao UOL o diretor de basquete Diego Puntel. "Apresentei a proposta para a Prefeitura, e na primeira reunião já aprovaram."
As contas da seleção brasileira
A seleção chegou a vencer a Grécia de Antetokounmpo no Mundial passado, em 2019, mas caiu na fase seguinte após derrotas para República Tcheca e EUA.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.