Topo

Quem era Márcio Guedes, ex-Globo e ESPN, que morreu na luta contra o câncer

O jornalista Márcio Guedes - Reprodução/TV Brasil
O jornalista Márcio Guedes Imagem: Reprodução/TV Brasil

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/03/2023 08h56

O jornalista Márcio Guedes morreu na noite de ontem (3), aos 76 anos, em decorrência de um câncer.

Quem ele era?

Márcio teve uma carreira de mais de 50 anos no jornalismo esportivo, com passagens por emissoras como Globo, na extinta Rede Manchete, ESPN e TV Brasil, sua última casa.

Além disso, também teve colunas em jornais como O Dia, O Globo e Jornal do Brasil.

O comentarista esportivo era torcedor declarado do Botafogo. Seu corpo deverá ser velado no salão nobre do clube.

Márcio Guedes trabalhou com várias figuras importantes

O jornalista cobriu a Copa do Mundo de 1982, na Espanha, pela Globo ao lado de Luciano do Valle. Ele também comentou jogos com a narração de Galvão Bueno.

Márcio foi o penúltimo jornalista a comentar jogo da seleção brasileira na Globo, depois dele só Ana Thaís Matos. Márcio em 1982, e Ana Thaís em 2022.

Na Rede Manchete, Márcio criou o núcleo de esportes ao lado dos jornalistas Alberto Leo, Paulo Stein e João Saldanha, e trabalhou nas duas Copas do Mundo seguintes, em 1986 e 1990.

Posteriormente, na ESPN, Márcio fez parte do programa Linha de Passe, ao lado de José Trajano, Juca Kfouri, Paulo Vinícius Coelho, Tostão e Fernando Calazans.

Tratamento contra o câncer

Guedes vinha realizando um tratamento contra a doença. A informação foi divulgada pelo jornalista Wellington Campos, da Rádio Tupi.

O UOL entrou em contato com a família do jornalista, e seu filho Álvaro pediu para informar sobre o falecimento.

O Márcio pegou hepatite C, descobriu acho que no fim de dezembro. Estava bem fraco e cansado. Mas há umas semanas as pernas começaram a falhar. Na segunda-feira não conseguia levantar da cama e foi levado para São José. E lá descobriram q o câncer tinha voltado e afetado o pâncreas. O coração parou hoje", contou o amigo Sergio du Bocage.

Galvão Bueno escreve sobre o amigo

O narrador Galvão Bueno usou suas redes sociais para escrever sobre Márcio.

CBF emite nota de pesar

Com profundo pesar, a Confederação Brasileira de Futebol, em nome de seu Presidente, Ednaldo Rodrigues, lamenta o falecimento do jornalista esportivo Márcio Guedes, aos 76 anos.

O profissional teve uma carreira de mais de 50 anos no jornalismo esportivo atuando para emissoras como Globo, ESPN, Rede Manchete e TV Brasil. Também trabalhou como repórter em importantes jornais do país como "Correio da Manhã", "O Estado de São Paulo" e "Jornal da Tarde, além do "Jornal do Brasil", "O Dia". Ao longo da carreira, Guedes venceu duas vezes o Prêmio Esso, a maior honraria do jornalismo nacional com a série de reportagens "Futebol em três tempos", publicada no "Correio da Manhã", e a matéria "Assim se fez o craque: Zico", que saiu no Jornal da Tarde e no O Estado de S. Paulo.

A CBF se solidariza com os familiares e amigos de Márcio Guedes nesse momento de imensa tristeza.