Topo

LBF: Atual campeão, Sampaio abre temporada com vitória suada sobre o Sodiê

 Sampaio Basquete  x  Sodiê Mesquita LBF - João Marcos/Sampaio Basquete
Sampaio Basquete x Sodiê Mesquita LBF Imagem: João Marcos/Sampaio Basquete

10/03/2023 21h32

O Sampaio derrotou o Sodiê Mesquita por 81 a 61 na noite desta sexta-feira (10), no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís, Maranhão, pela primeira rodada da Liga de Basquete Feminino.

Atual campeão da competição, a equipe maranhense teve muitas dificuldades nos três primeiros quartos, tomou um abafa da equipe carioca, mas sobrou na parte final do jogo e abriu a temporada com vitória.

Apesar do placar final largo, Sodiê Mesquita vendeu caro a derrota. As visitantes fizeram um grande segundo período, quando cortaram a desvantagem para quatro pontos, e um terceiro período ainda melhor, quando ficou a uma posse de empatar o jogo.

Contudo, a maior qualidade do favorito Sampaio falou mais alto nos momentos de maior pressão. Principalmente com as bolas de três, o time do Maranhão deslanchou no fim do terceiro período e não olhou mais para trás.

E a vitória, certamente, passou pelas mãos de Gabi, que terminou o jogo com um duplo-duplo, com 15 pontos e 15 rebotes. Patty foi a cestinha da partida ao somar 22 pontos, sendo cinco bolas de três, o que lhe garantiu o prêmio de MVP. Alana quase fez um triplo-duplo, ficando a um ponto, uma assistência e um rebote da marca.

Apesar da derrota, a equipe carioca contou com 18 pontos de Mayara Leoncio, que ainda pegou cinco rebotes e deu duas assistências. Lua, vinda do banco, fez oito pontos.

Alerta?

Esperava-se uma vitória mais tranquila da Bolívia Querida, como é conhecido o time maranhense. Contudo, a equipe errou demais na estreia e deu uma sobrevida ao adversário. Mas a ausência de Tainá Paixão, jogadora da seleção, que cortou a mão direita e foi desfalque, foi sentida, assim como a da pivô Érika, que só estreia no fim de abril. Então, nada de preocupação com a vitória suada, o Sampaio vai longe na competição.

Pertinho da cesta

Com 56 rebotes contra 37 do Sodiê, a Bolívia Querida ganhou a batalha dentro do garrafão e, consequentemente, o jogo. No total, a equipe nordestina pegou incríveis 16 rebotes ofensivos, contra apenas quatro.

Bancárias

Não fossem as reservas do Sodiê Mesquita, a derrota teria sido muito mais dura. O jogo ficou mais complicado para o Sampaio por causa do ritmo das reservas, que botaram fogo no 2º quarto e quase mudaram a história da partida.

2ª rodada

Na sequência da LBF, o Sampaio viaja para encarar a Unimed Campinas, em partida marcada para o dia 18. Por sua vez, o Sodiê Mesquita faz outro jogo fora de casa, o dia 17, agora diante do Santo André.

Ficha Técnica

Sampaio Basquete 81 x 61 Sodiê Mesquita

Liga de Basquete Feminino - 1ª rodada
Data: 10/03/2023 (sexta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís

Sampaio Basquete: Jenyff, Patty, Mari Dias, Gabriela Guimarães, Alana Gonçalo, Maria Claudia, Brenda, Michele, Karina, Eduarda e Raissa. Técnico: Cristian Santander

Sodiê Mesquita: Tayná, Mayara, Thamara, Brenda, Thayná Silva, Bia Gabriele, Bruna de Paula, Rayane, Lua, Ana Luiza e Thailane. Técnico: Raphael Zaremba