Topo

Futsal: Melhor do mundo em 2012 chora ao antecipar aposentadoria por lesão

Neto chora ao anunciar aposentadoria do futsal - Reprodução/Instagram @futsalneto
Neto chora ao anunciar aposentadoria do futsal Imagem: Reprodução/Instagram @futsalneto

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

16/03/2023 12h16

Ídolo do futsal brasileiro, o fixo Neto anunciou hoje que terá de se aposentar das quadras antes do esperado devido a mais uma lesão. Ele penduraria as chuteiras só no fim do ano.

Aos 41 anos, ele postou um vídeo bastante emocionado no Instagram lamentando a decisão forçada e dizendo que 'não queria que fosse dessa forma' (assista abaixo). Veja o que ele disse:

Infelizmente tive uma relesão de ligamento colateral do joelho e acaba a temporada para mim. Como havia dito que seria a última, chegou ao fim o futsal. Não queria que fosse dessa forma. Queria que fosse dentro de quadra, jogando, fazendo aquilo que tanto amo.

Neto superou tumor na cabeça

  • O fixo do Brasil já havia se aposentado das quadras uma vez, em 2018.
  • Ele conversou com a família e decidiu ficar mais perto da filha.
  • Ele venceu um tumor na cabeça e também começou a dar palestras para contar a sua história de vida.
  • Em 2020, deixou a aposentadoria para jogar pelo Praia Clube, time de Uberlândia, sua cidade natal.

Melhor do mundo em 2012

  • Neto foi revelado pelo Atlético-MG na década de 90 e, no Brasil, passou por Joinville, Santos, Corinthians, Minas, Ulbra e Sorocaba.
  • Defendeu quatro times do exterior: InterMovistar (Espanha), Gazprom-Ugra (Rússia), Split Tommy (Croácia) e Kairat Almaty (Cazaquistão).
  • Ele disputou os Mundiais de 2004 e 2012 com a seleção brasileira, vencendo o segundo deles.
  • Em 2012, foi eleito melhor jogador de futsal do mundo.

Leia tudo o que ele disse:

Muita gente mandando mensagem preocupada. Resolvi gravar para vocês no meio destas duas imagens que acho que representam minha vida; de um lado este troféu, que tanto representa, do outro a minha filha. Infelizmente tive uma relesão de ligamento colateral do joelho e acaba a temporada para mim.

Como havia dito que seria a última, chegou ao fim o futsal. Não queria que fosse dessa forma. Queria que fosse dentro de quadra, jogando, fazendo aquilo que tanto amo, mas Deus quis assim. Otimista que sou, acredito que seja para me livrar de algo ali na frente, dar novas oportunidades.

Sou grato a Deus por tudo e não poderia ser diferente neste momento. Difícil, doloroso, que tem uma recuperação pela frente. Pelo menos profissionalmente não vou poder fazer aquilo que tanto amo. Mas faz parte. Levantar a cabeça, seguir novos projetos. Ainda faço do Praia Clube futsal, mas tudo será resolvido da melhor forma possível.