Topo

Gabi Mazetto ofusca Rayssa Leal e leva a melhor no STU em Porto Alegre

A skatista Gabi Mazetto carrega a filha no colo, logo após a vitória no STU - Julio Detefon/ STU Divulgação
A skatista Gabi Mazetto carrega a filha no colo, logo após a vitória no STU Imagem: Julio Detefon/ STU Divulgação

Paulo Anshowinhas

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

19/03/2023 12h39

A paulista Gabriela Mazetto, a Gabi, 25, foi a grande vencedora da segunda etapa do Brasileiro de skate street, disputada em Porto Alegre, no STU National, e ainda conseguiu a maior nota do dia, com 75,55 pontos.

A vitória de Gabi ofuscou parte do brilho da atual campeã mundial, a maranhense Rayssa Leal, 15, que era a franco favorita e vem de uma temporada de sucesso e badalação na Europa, depois de participar do desfile da Louis Vuitton em Paris e de uma visita ao parque Legoland, na Dinamarca.

Parou ainda em São Paulo, onde fez campanhas de Nescau e Docile, antes de chegar a Porto Alegre como estrela maior. Na capital gaúcha, ela atraiu filas para autógrafos para a grande plateia presente.

Com um protetor de punho na última volta, Rayssa acertou uma sequência de seis manobras, sendo três de costas (bs), bs boardslide, bs tailslide, bs Smith grind, um ollie transfer, bs blunt slide, e fechou com um fs rockslide.

A skatista Gabi Mazetto, vencedora da segunda etapa do STU em Porto Alegre - Julio Detefon/ STU Divulgação - Julio Detefon/ STU Divulgação
A skatista Gabi Mazetto, vencedora da segunda etapa do STU em Porto Alegre
Imagem: Julio Detefon/ STU Divulgação

Mas na última manobra que valia 20% do total, ela não conseguiu finalizar na primeira tentativa, mas tentou novamente e acertou um fs boardslide, e chegou a 73,79 pontos, mo que não foi o suficiente para chegar na pontuação anterior de Gabi.

"Fico feliz em ver o nível feminino aumentando, a Gabi, mesmo machucada, andou muito, essa grande mulher, fico feliz de coração pela vitória dela", comentou Rayssa enquanto era abraçada pela campeã paulista.

Gabi, que morou em Porto, há cerca de três anos, festejou o título. "Estou muito feliz, acertei minhas voltas, skateboarding é isso, andar de skate para sempre", falou ofegante, com um grande sorriso no rosto e com uma proteção no cotovelo devido a uma lesão, que não a impediu de vencer a etapa.

Gabi é a atual campeã do STU e fez uma terceira volta perfeita ao acertar sete manobras impecáveis, com um ollie air, três manobras de costas (bs), sendo um rockslide, um boardslide, um heelflip, e duas de frente (fs) com um fs rockslide e fechou a série com um incrível switch rockslide, com a base trocada onde teve a maior pontuação do dia.

Com temperaturas acima dos 30 graus em Porto Alegre, o calor foi um obstáculo comum para todos, que apelidaram a carinhosamente a cidade de "Forno Alegre", e afetou a performance de todas as competidoras que correram no horário mais quente do dia, no final da manhã em uma pista muito longa.

O terceiro lugar ficou com a paulista Rafaela Murbach, 21, que foi a grande novidade do dia. Natural de Bernardino de Campos (SP), precisou recorrer a uma vaquinha virtual para ir para Porto Alegre, e conseguiu fechar em terceiro lugar, ficando à frente de nomes importantes do skate feminino, como Pamela Rosa, que não foi para o pódio.

A competição válida como campeonato brasileiro prossegue até o inicio da noite deste domingo, com provas de street masculino, paraskate, e park masculino e feminino.

Resultado final do street feminino do STU National de Porto Alegre:

1. Gabi Mazetto (SP) - 75,55
2. Rayssa Leal (MA) - 73,79
3. Rafaela Murbach (SP) - 63.78