Algoz de Medina, surfista que reaprendeu a andar após acidente se aposenta
Conhecido por ter superado uma lesão grave, o australiano Owen Wright anunciou aposentadoria do surfe profissional.
O que aconteceu
- O surfista disse que irá se aposentar do surfe competitivo, em decorrência de um grave dano cerebral ocorrido em 2015. O australiano de 33 anos fará sua última participação no Circuito Mundial de Surfe (WSL) na etapa de Bells Beach, no início de abril.
- Apesar disso, Wright afirma que não vai parar de surfar, somente deixará de se arriscar em "ondas pesadas". Ele diz que espera continuar surfando pelo resto da vida e que agradece ao esporte por tudo que tem.
- "Dada a minha história recente com lesões na cabeça e concussões, competir em algumas das ondas mais pesadas não é mais do meu interesse, pensando na saúde a longo prazo", disse.
Lesão grave e retorno heroico
- Wright passou por uma lesão cerebral grave após ser atingido em cheio por uma onda de mais de 4 metros. O acidente ocorreu em dezembro de 2015, durante um treino em Pipeline, no Havaí.
- Em entrevista à BBC, Wright explicou com mais detalhes sobre a concussão: "Uma onda quebrou na minha cabeça e me sacudiu tanto que eu meio que perdi os meus sentidos. Foi um longo caminho de volta a partir daí (...) "Não conseguia ficar de pé. Simplesmente não sabia como me levantar".
- Owen precisou reaprender a andar e voltou a competir para valer depois de mais de um ano. Na ocasião, em março de 2017, o australiano venceu o Quiksilver Pro Gold Coast.
Algoz e amigo de Medina
- Wright venceu o brasileiro Gabriel Medina na disputa pela medalha de bronze nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021. Foi a estreia do surfe na história dos Jogos Olímpicos.
- O australiano e Medina são amigos e compartilharam muitos momentos juntos nos últimos anos durante as etapas do Circuito Mundial de Surfe.
Owen tem sido um verdadeiro embaixador do surfe, fazendo história tanto no CT, quanto no nível olímpico. Sentiremos muita falta de sua presença no tour"
Erik Logan, CEO da WSL
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.