Verstappen leva GP 'caótico' da Austrália em pódio com campeões mundiais
Max Verstappen, da Red Bull, venceu o GP da Austrália de Fórmula 1, realizado hoje (2), no Circuito de Albert Park, em Melbourne.
O que aconteceu?
Lewis Hamilton (Mercedes), em 2º, e Fernando Alonso (Aston Martin), em 3º - todos campeões mundiais, completaram o pódio em Melbourne.
A prova teve três bandeiras vermelhas e durou mais de 2h30. A primeira foi na décima volta, a segunda na volta 57, e a terceira, logo após a segunda largada.
Sergio Perez, vice-líder do campeonato mundial, ficou em quinto. O mexicano da Red Bull largou em último e fez uma corrida de recuperação para garantir pontos importantes.
A Fórmula 1 volta apenas no dia 30 de abril, quando acontece o GP do Azerbaijão, no Circuito Urbano de Baku.
Como foi a corrida
Logo de cara, Verstappen perdeu duas posições para os carros da Mercedes. George Russell ganhou a ponta logo na largada. Na sequência, Lewis Hamilton ultrapassou o holandês.
Ainda na primeira volta, Charles Leclerc, da Ferrari, abandonou a corrida. O piloto monegasco se envolveu em um acidente com Lance Stroll, da Aston Martin, e levou a pior, forçando a entrada do safety car por duas voltas.
Na sétima volta, Alexander Albon, da Williams, escapou em uma curva e bateu, deixando o carro atravessado na pista; em um primeiro momento, o safety car entrou na pista.
Após uma volta, a organização decidiu interromper a corrida para limpar o circuito, mostrando a bandeira vermelha. Foram 15 minutos de paralisação até os carros se posicionarem para a relargada.
A parada fez bem para Max Verstappen, que retomou a ponta em pouco tempo. Na 12ª volta, o holandês acelerou para fazer bela ultrapassagem sobre Lewis Hamilton. Com um ritmo melhor, o piloto da Red Bull não demorou para abrir vantagem.
O motor da Mercedes de George Russell quebrou e pegou fogo na volta 18, obrigando o piloto inglês a abandonar a prova. Mais uma vez o safety car foi acionado por duas voltas.
A cinco voltas do fim, Kevin Magnussen encostou no muro e viu sair o pneu do carro. Depois de uma volta de safety car, a organização interrompeu a prova com bandeira vermelha mais uma vez.
Na terceira largada da prova, um caos: Pierre Gasly e Esteban Ocon, da Alpine, além de Nyck de Vries (AlphaTauri) e Logan Sargeant (Williams) se envolveram em acidentes e abandonaram.
A organização da prova, então, decidiu, por uma última largada com os carros nas mesmas posições do terceiro recomeço, mas com os carros em movimento - para evitar os acidentes da largada anterior.
Classificação do mundial
Com a vitória, Verstappen chega a 69 pontos no campeonato mundial de pilotos e abre vantagem para o companheiro Sergio Perez, que tem 54. Fernando Alonso, da Aston Martin, é o terceiro, com 45, enquanto Lewis Hamilton, da Mercedes, tem 38.
Veja como ficou a classificação do GP da Austrália:
- Max Verstappen (Red Bull)
- Lewis Hamilton (Mercedes)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Sergio Perez (Red Bull)
- Lando Norris (McLaren)
- Nico Hulkenberg (Haas)
- Oscar Piastri (McLaren)
- Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
- Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
- Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
- Carlos Sainz (Ferrari)
- Pierre Gasly (Alpine) - Não completou
- Esteban Ocon (Alpine) - Não completou
- Nyck De Vries (AlphaTauri) - Não completou
- Logan Sargeant (Williams) - Não completou
- Kevin Magnussen (Haas) - Não completou
- George Russell (Mercedes) - Não completou
- Alex Albon (Williams) - Não completou
- Charles Leclerc (Ferrari) - Não completou
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.