Topo

Fórmula 1

Punição 'exagerada' e cutucada: Melhores frases do GP da Austrália de F1

Max Verstappen, da Red Bull Racing, comemora após o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 - Morgan Hancock/NurPhoto via Getty Images
Max Verstappen, da Red Bull Racing, comemora após o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 Imagem: Morgan Hancock/NurPhoto via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

03/04/2023 04h00

A temporada 2023 da Fórmula 1 começou emocionante, com Max Verstappen mantendo a sequência de vitórias e a Red Bull ainda 100%. Porém, muito mais coisas aconteceram no GP da Austrália. Abaixo, o UOL lista as melhores frases.

Queixa de Sainz

Carlos Sainz foi penalizado com cinco segundos por um toque com Fernando Alonso na terceira relargada. Com isso, o piloto da Ferrari caiu da quarta para a 12ª posição - a última, devido aos oito abandonos - no GP da Austrália.

"Acho que é a punição mais injusta que já vi na minha vida. Antes de falar com vocês [imprensa] e usar palavras ruins, prefiro ver os comissários, conversar com eles. Talvez eu consiga voltar e falar com a imprensa, porque agora honestamente não consigo. Não me sinto bem para falar", Carlos Sainz, após o GP da Austrália.

Russell lamenta

Antes de sofrer com a confiabilidade do motor, George Russell teve sua estratégia de corrida prejudicada depois que direção de prova acionou a bandeira vermelha para limpar os destroços deixados pelo acidente de Alexander Albon.

A estratégia de parar foi perfeita com o safety car na pista, mesmo com os carros da frente não parando. Me deram uma boa chance de vencer. Nós já vimos alguns pilotos fazerem essa corrida toda com um jogo de pneus só. Mas, então, veio a bandeira vermelha, que foi completamente desnecessária. E teve um outro safety car sem necessidade. Não sei por que estão tomando essas decisões. É uma pena. Depois, a gente teve um problema de confiabilidade [do carro], e acabou com tudo", George Russell, para a Band

"Quando não é seu dia, não é seu dia", George Russell no Twitter.

Falta de conexão de Hamilton

O heptacampeão mundial disse que, apesar do bom resultado, ainda 'está buscando conexão com o carro'. O piloto inglês classificou o final de semana como incrível e garantiu que a posição final o surpreendeu.

"Ainda não estou conectado com o carro. Estou dando o máximo. Estou buscando a conexão. É um projeto longo. Mesmo com a performance abaixo, estamos brigando com a Aston Martin e isto é muito bom. Vai ser difícil [a temporada], mas não impossível", Lewis Hamilton, após o GP da Austrália.

Cutucada de Verstappen

O piloto holandês garantiu que seguiu as regras ao disputar posição com Hamilton, mas sugeriu que o inglês não fez o mesmo durante o Grande Prêmio da Austrália.

"Na batalha com o Hamilton, eu, da minha parte, tentei evitar o contato. O que diz na regra não foi muito seguido, mas vamos ver como vai ser na próxima corrida", Max Verstappen, após o GP da Austrália.

Alonso comemora desempenho

Terceiro colocado pela terceira vez seguida na temporada, Alonso comemorou o bom desempenho de sua Aston Martin, e disse que quer subir degraus no pódio.

"Uma montanha russa. Muitas coisas acontecendo desde o começo. No fim, foi difícil de entender. Mas a corrida foi muito boa para nós. [...] Tomara que eu consiga subir no pódio nas próximas corridas. Pelo menos um segundo lugar", Fernando Alonso, após o GP da Austrália.

Veja as imagens do GP da Austrália de Fórmula 1

Fórmula 1