Topo

Atletas do vôlei de praia condenam ex-jogadora que agrediu entregadores

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

11/04/2023 15h31

Algumas jogadoras de vôlei de praia foram às redes sociais para recriminar a atitude de Sandra Mathias Correia de Sá, ex-atleta de vôlei que bateu com coleira em entregadores no Rio de Janeiro.

O que aconteceu

A atleta olímpica Maria Elisa acusou Sandra de ser desequilibrada desde a época em que elas se enfrentavam no vôlei.

Maria Clara e Carol Solberg, filhas de Isabel Salgado, também dispararam contra a ex-atleta.

Maria Clara cobrou que mais atletas se posicionem para combater o racismo.

Carol Solberg citou o ex-presidente Jair Bolsonaro e classificou o ato como covardia.

Veja o que elas disseram

Totalmente desequilibrada desde a época que era nossa adversária. Não me assusta ver uma cena horrorosa desta. Uma mulher desta não é exemplo pra nada, e a última coisa que ela pode fazer na vida é ensinar"
Maria Elisa

É tanta covardia que a gente vê. Me gera tanta revolta. Fica impossível evitar compartilhar esses casos. Essa mulher é ex-jogadora de vôlei, tem uma escolinha para crianças e adolescentes no Leblon e é a racista e agressora dos entregadores que vimos ontem. Uma mulher como essa não deveria poder transmitir nenhum tipo de ensinamentos a outra pessoa, muito menos a uma criança. Cada vez mais eu tenho certeza da importância de usarmos o esporte para falar muito além do que acontece em campo. Sigo firme que essa também é nossa obrigação. É isso que transforma a sociedade. O esporte e os ensinamentos positivos de dentro e fora das quadras. Combater o racismo é um compromisso de qualquer pessoa. Principalmente de nós, brancos. Racismo mata, de várias formas"
Carolina Solberg

Toda minha solidariedade aos entregadores que foram violentados e atacados pela Sandra Mathias. Racismo é CRIME! Vergonha de ver mais uma ex-atleta cometendo um crime nojento e covarde demais. Nessas horas, penso ainda mais na importância de atletas se posicionarem e usarem suas vozes e plataformas. Da urgência de entendermos que o esporte JAMAIS deveria ou poderia andar distante da política. Que enfiemos todo o ódio gerado pelo último presidente e todos esses, que ao longo dos últimos quatro anos, se alimentaram dos discursos dele, que se sentiram no direito de fazer o mesmo, propagando raiva e violência, ao lugar que merecem: a cadeia"
Maria Clara

O que aconteceu?

Imagens que circulam nas redes sociais mostram a nutricionista agredindo e xingando os entregadores, que estavam na calçada da loja em que trabalham.

Depois de puxar a camisa e dar socos no entregador Max Ângelo dos Santos, Sandra pega a guia da coleira do cachorro e dá uma chicotada nas costas dele, mostram as imagens.

A mulher teria saído para passear com o cachorro ontem quando encontrou o grupo de entregadores na calçada. As informações são da TV Globo.

"Ela me tratou como se eu fosse escravo. Só que ela está esquecendo que o tempo da escravidão já acabou há muitos anos. E isso não pode acontecer. É inadmissível. Não tem como aceitar uma situação como essa", disse Max Ângelo dos Santos à emissora.

Ela não gostou de vê-los andando de moto em cima da calçada e reclamou com uma das mulheres. "Você não está na favela. Você está aqui. Quem paga o IPTU aqui sou eu", disse Sandra, ao ameaçar a entregadora Viviane Maria de Souza.

"Ela começou a me xingar de lixo, de favela, de nome feio e ficou me chamando para briga", conta Viviane, afirmando que correu porque não queria se envolver em briga com a nutricionista.