Mauricio Noriega é demitido pela Globo após 20 anos
O jornalista e comentarista esportivo Mauricio Noriega não faz mais parte do grupo de profissionais da Rede Globo.
O que aconteceu
Noriega deixou a Globo após quase 21 anos na emissora. Ele estava na empresa desde agosto de 2002.
O apresentador possui três décadas de carreira. Ele teve passagens por Diário de São Paulo, Gazeta Esportiva e Rádio Bandeirantes antes de chegar na Globo.
O jornalista de 55 anos recebeu seis vezes o prêmio de melhor comentarista pela Associação de Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp), sendo três consecutivos (2005, 2006, 2007, 2010, 2011 e 2015).
Ele é filho do icônico narrador Luiz Noriega, que morreu em dezembro de 2012. Noriega também é autor de três livros: 'Os 11 Maiores Técnicos do Futebol Brasileiro', 'Oswaldo Brandão: Libertador Corintiano, Herói Palmeirense' e 'Rivellino'.
Despedida
Em mensagem de despedida, Noriega agradeceu a trajetória.
'Hoje é dia de Gratidão
Agradeço aos amigos João Henrique Pugliesi e Alexandre Boyd por terem aberto as portas do SporTV em 2001.
Agradeço aos amigos Daniel de Paula e ao saudoso Paschoal Filho por me oferecerem a oportunidade de ser comentarista de TV.
Agradeço a Eduardo Moreno, Carlos Cereto e Idival Marcuso por me conduzirem em minha estreia em União São João e Caxias, em 2002.
Agradeço ao Emanuel Castro por me dar a chance de ser Chefe de Reportagem, Comentarista e Apresentador do SporTV em todos os programas da casa - exceto o SporTV News -, inclusive lançando o Seleção SporTV e ancorando coberturas de Jogos Pan-americanos, Copa América, Mundial de Clubes, Mundial de Basquete e Euro.
Agradeço ao Marco Mora por me dar a oportunidade de ser apresentador do Show do Intervalo e comentarista do Bom Dia São Paulo e do SPTV da Globo. A ele e a Luís Fernando Lima serei eternamente grato pela incrível solidariedade prestada quando da morte de meu amado pai. Humanidade e respeito.
Agradeço a Raúl Costa Jr., Mário Jorge Guimarães e Alfredo Taunay por me proporcionarem os melhores anos de minha vida profissional entre 2009 e 2018. Pude participar de coberturas como da Copa de 2014 e da Olimpíada do Rio, que deu até no New York Times. Pude conduzir o Fogo Olímpico. Estive em finais de Libertadores, Copa do Brasil, Copa América, Euro, ganhei prêmios, participei da transmissão da final da Copa América de 2015, recorde em número absoluto de telespectadores na TV por assinatura.
Agradeço a amigos como Luiz Carlos Júnior e Lédio Carmona, Jota Junior, Victorino Chermont e Deva Pascovicci (em memória), Odinei, Ricardinho, Hernan, Marco Aurélio, Abel, Mauro Naves, PC, Lino, Cléber, Galvão.
Dedico um obrigado muito especial ao meu parceiro Milton Leite, cuja preciosa amizade levarei como um tesouro.
Agradeço aos quase 21 anos de trajetória no SporTV, que me deu a oportunidade de experiências incríveis.
Desenvolvi com o pessoal da tecnologia de São Paulo uma versão caseira de um analisador tático para o Seleção SporTV original, em 2006. Até o Tite e o Muricy quiseram utilizar.
Fiz a primeira entrada por Skype em um programa do SporTV, no Redação, para desespero do saudoso Átila.
Comentei duas finais de Copa.
Segurei uma emissora no ar por 15 minutos sozinho, de minha casa, pelo Skype, quando o SporTV apagou em meio à pandemia.
Tive a honra de apresentar uma vez e participar do último Bem, Amigos!
Tenho orgulho do que construí, sendo ético, correto e fiel à minha agenda: profissionalismo e retidão.
Sou grato desde os tempos em que os tiros de fuzil assustavam, mas não tiravam a alegria da redação da Itapiru.
Deixo um muito obrigado a todos os companheiros de transmissões, redação e cabine, coordenadores, motoristas, secretárias, produtores e produtoras e, principalmente, às meninas do figurino e da maquiagem de SP e do Íon.
A gente não se vê mais por aqui, mas certamente se vê por aí.
Beijos a todos os bons de coração."
Posição da Globo
O UOL questionou a Globo sobre a demissão e obteve a seguinte resposta:
"A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução, mas lamenta quando se despede de profissionais que ajudaram a escrever e a contar a sua história. Isso, no entanto, faz parte da dinâmica de qualquer empresa. Os resultados da Globo refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento."
Onda de demissões na Globo
Desde março, a emissora está fazendo uma reformulação interna e vem demitindo uma série de profissionais da editoria de esportes.
Os narradores Jota Jr e Cleber Machado já deixaram a Globo. Ambos afirmaram ao UOL que a Globo alegou "questões financeiras" ao comunicar o fim da parceria.
Os comentaristas de arbitragem Fernanda Colombo e Sandra Meira Ricci também foram mandados embora. Os dois ex-árbitros, que formam um casal, saíram na esteira do fim do quadro Central do Apito.
Além deles, a apresentadora Fernanda Gentil não tem mais vínculo com a Globo. Ela já havia deixado o Esporte em 2018 para seguir no Entretenimento, mas desligou-se definitivamente da emissora.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.