Topo

Milton Leite se despede de Maurício Noriega: 'Amizade seguirá mais forte'

Do UOL, em São Paulo

13/04/2023 15h50

Milton Leite publicou em seu perfil no Instagram mensagem de despedida para Maurício Noriega.

O que aconteceu

Maurício Noriega foi demitido da Globo após 20 anos. O jornalista esportivo e comentarista estava na empresa desde agosto de 2002.

Milton Leite postou no Instagram uma mensagem em homenagem ao ex-colega. Os dois trabalharam juntos por 18 anos e fizeram dupla de transmissão consagrada no Sportv e no Premiere.

Confira o texto de Milton Leite

O sobrenome Noriega faz parte da minha memória afetiva. Luiz Noriega, narrador e apresentador na TV Cultura da minha infância, adolescência, sempre me encantou, pelo jeito sóbrio, voz grave e nunca querendo aparecer mais do que aquilo que estava mostrando.

Tive a chance de conhecê-lo pessoalmente graças ao filho, Maurício, primeiro numa festa de aniversário do neto Rafael, pouco depois de eu ter sido contratato pelo Grupo Globo. Depois tivemos a chance de um encontro em Buenos Aires, onde eu e Maurício estávamos, na cobertura da Copa América, e "seo" Luiz e parte da família Noriega passaram lá um final de semana.

Mas foi o filho quem se transformou num dos maiores amigos que a vida me ofereceu. Maurício Noriega, o Nori, como me acostumei a chamá-lo, estava na cabine ao meu lado, naquele abril de 2005, quando estreei no Sportv, num Corinthians e Cianorte, no Pacaembu. Estivemos juntos também no último trabalho do Noriega no canal, domingo passado, quando transmitimos a final do Paulistão.

Entre aquele abril de 2005 e este abril de 2023, uma jornada de 18 anos que nos levou a eventos incríveis, de um jogo eliminatório de Copa São Paulo de Juniores à decisão de Copa do Mundo. Passando por Paulistão, Copa do Brasil, Brasileirão, Libertadores, Eurocopas, Copas do Mundo, Arena Sportv, Bem, Amigos!, Seleção Sportv, ... Nos meus mais de 30 anos como narrador esportivo de TV, nenhum comentarista esteve mais vezes ao meu lado do que o Nori. Até há quatro ou cinco anos, éramos dupla fixa em jogos, viagens, eventos.

Brilhante como jornalista, foi um professor. Com Noriega aprofundei meus protocolos de ética, de respeito aos personagens que retratávamos, honestidade com a informação. Acompanhei poucas pessoas que se preocupavam tanto quanto ele em se preparar por uma transmissão, fosse ela de um jogo qualquer da Série B, fosse aquela final histórica do Copa de 2010, ou a de 2018. Aprendi muito com este amigo querido que hoje deixa o Grupo Globo.

Mas nossa ligação não se resumiu ao campo profissional. Fora do vídeo também nos tornamos parceiros, amigos (colegas tenho muitos, mas amigos de verdade são poucos). Nossas famílias se aproximaram, acompanhamos sempre atentos os acontecimentos na vida um do outro, nossos filhos (no meu caso, netos, já que sou mais velho). As conquistas, as decepções, as dificuldades. Quando era do meu lado, Noriega sempre se mostrou presente. Do lado dele, eu tentava sempre estar disponível.

Estivemos em muitos países, muitos Estados e cidades diferentes. Comemoramos o aniversário dele na Rússia, na África do Sul, na Argentina, no Chile... Quem faz aniversário em julho, sempre está em meio a algum grande evento do futebol na data.

Se a nossa dupla se desfaz hoje, profissionalmente, nossa amizade seguirá mais forte do que nunca. Continuaremos com nossas resenhas, com as nossas divergências, com as convergências (que são muito maiores), torcendo um pelo outro. E neste momento de tanta transformação no mercado, quem sabe o que a vida nos prepara?

E não tenho dúvida que o Nori estará, em breve, brilhando em algum outro lugar, porque ele não é apenas um dos comentaristas mais importantes e brilhantes do país. Maurício Noriega é jornalista de primeiro time, tem energia de sobra para continuar a sua jornada de sucesso. E eu estarei aqui, na arquibancada aplaudindo o seu merecido sucesso".