Topo

Maratonista é desmascarada após pódio obtido graças a carona

Joasia Zakrzewski durante prova em 2018 - Reprodução/Facebook
Joasia Zakrzewski durante prova em 2018 Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

20/04/2023 16h33

A ultramaratonista escocesa Joasia Zakrzewski foi desclassificada após finalizar uma ultramaratona em terceiro lugar na Inglaterra.

O que aconteceu?

Joasia Zakrzewski utilizou um carro durante a prova e percorreu cerca de 4 km no veículo até voltar a correr.

A descoberta da 'trapaça' de Joasia se deu após dados GPX do sistema de rastreamento da maratona indicarem a 'carona'. A equipe de organização do evento e outros atletas confirmaram a suspeita.

Posteriormente, a própria ultramaratonista admitiu o acontecido. Segundo um amigo dela em entrevista à "BBC", Joasia se sentiu mal e, por isso, percorreu um trecho de carro.

A corrida não foi planejada. Ela disse que estava se sentindo mal e cansada na corrida e queria desistir. Ela cooperou totalmente com as investigações dos organizadores da corrida, dando-lhes um relato completo do que aconteceu. Ela genuinamente sente muito por qualquer transtorno causado. Joasia tem sido uma grande embaixadora do esporte britânico e inspirou tantas mulheres a correr e alcançar seus objetivos" Adrian Stott, amigo de Joasia à "BBC"

Caso investigado

O acontecido na GB Ultras Manchester a Liverpool, em 7 de abril, foi encaminhado Trail Running Association e será investigado pela UK Athletics.

A prova, disputada na Inglaterra, tinha percurso de 50 milhas, cerca de 80 km.

Com a desqualificação de Joasia Zakrzewski, o terceiro lugar na prova passou a ser ocupado por Mel Sykes.