Topo

Ex-sportv faz comentários preconceituosos ao criticar contratações da Globo

Jorge Vinicius, ex-narrador do sportv - Arquivo Pessoal/Jorge Vinicius
Jorge Vinicius, ex-narrador do sportv Imagem: Arquivo Pessoal/Jorge Vinicius

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

28/04/2023 11h40

Jorge Vinícius, ex-narrador do sportv, fez comentários preconceituosos ao falar sobre o atual momento da Globo. Ele disse que a emissora contrata "preto, mulher e homossexual" e que o talento hoje é o quarto quesito da emissora.

O que ele disse?

Preto, mulher e homossexual. "Hoje a Globo contrata preto, mulher e homossexual. O talento é o quarto plano hoje da Globo. Perderam a mão. Sou favorável à inclusão. Não sou preconceituoso. Ao contrário! Tenho amigo gay, amigas mulheres. A Globo perdeu a mão completamente".

Inclusão. "O trabalho de inclusão é importante? É. Tínhamos pouco? Tínhamos, concordo. Mas não vamos perder o foco. Em qualquer atividade, primeiro, o talento. Senão você gera outro preconceito".

Demissões na Globo. "A Globo perdeu tanto a mão nesse aspecto de inclusão que agora existe o etarismo. Será que eles não estão enxergando ou não estão preocupados? Cortaram altos salários, que é questão de administração, mas uma coisa que não é legal é mandar embora pessoas que completam 50 anos, 55 anos, 60 anos? A Globo tá mandando embora gente de qualidade que ainda tem muito para dar".

Pretos com histórias lindas. "Quantos pretos não tivemos com histórias lindas e maravilhosas? Vou citar dois, um homem e uma mulher. Glória Maria, saudosa Glória Maria, o que representou essa mulher para o jornalismo? Preta, mas acima de mulher e acima de ser preta, ela tinha talento. Heraldo Pereira, esse cara é um monstro, é um jornalista acima da média. Sou fãzaço dele. Quantas vezes ele esteve na bancada do principal produto da Globo em termos de jornalismo que é o Jornal Nacional?"

As declarações foram dadas em entrevista ao podcast Parlando de Palmeiras, que foi ao ar ontem.

Quem é Jorge Vinícius?

Ele foi demitido da TV Globo em 2018, após uma reestruturação do departamento de esporte.

Vinícius narrou partidas de futebol e de outros esportes e trabalhou no canal sportv de 2010 a 2018.

Também fazia o papel de stand-by (narrador que fica no estúdio quando a transmissão é in loco nos estádios e tem risco de queda de sinal) das transmissões da Globo em São Paulo.

Hoje, ele faz parte do Grupo Thati de Comunicação, no interior de São Paulo.