Topo

Torneio de atletismo parou para Paulo André. Sorte que alambrado aguentou

Paulo André dá a largada na semifinal dos 100m - WAGNER CARMO/PanamericaPress
Paulo André dá a largada na semifinal dos 100m Imagem: WAGNER CARMO/PanamericaPress

Do UOL, em São Paulo

01/05/2023 04h00

Algumas edições podem fazer mais sucesso do que outras, mas Big Brother Brasil é um fenômeno. Ontem, o Desafio CPB/CBAt de atletismo sentiu o efeito que o reality show causa. O ex-BBB Paulo André Camilo retornou às pistas após um ano e meio afastado. Junto com ele, câmeras e fãs exaltados apareceram. Sorte do torneio que as grades do alambrado que separavam público dos atletas aguentou.

Durante a semifinal e a final dos 100m, em que ele estava presente, fãs abusaram da resistência das grades para registrar pelo menos uma passada do ídolo. A situação ficou perigosa e a organização do evento parou as corridas e pediu, educadamente, que a euforia não envolvesse se apoiar no alambrado.

Não aconteceu nada de grave. Depois que Paulo André correu, uma multidão se formou. A ideia era conseguir segurar na mão e tirar uma foto com o ídolo. "Meu Deus! Consegui, não acredito. Ele é demais", emocionou-se uma jovem logo após ter encontrado com PA em meio ao burburinho.

Se a primeira etapa do Desafio CPB/CBAt aconteceu no dia 15 de abril com as arquibancadas vazias, a segunda, com Paulo André, estava lotada. Familiares e amigos do atleta foram com camisetas personalizadas. Os fãs clubes que o velocista ganhou no BBB mandaram representantes. E curiosos também deram as caras, para acompanhar o retorno do atleta.

"Hoje sou um porta-voz para o esporte e atletismo. Essa é minha missão também. Quero que [o interesse do público] prolifere cada vez mais. Quero lotar a competição, trazer minha galera, a rapaziada, meus fãs. É o que eu mais quero para o atletismo, o esporte só tem a ganhar", comentou PA ao UOL.

Presidente da CBAt, Wlamir Motta Campos celebrou. "O PA é um semifinalista olímpico, um campeão mundial de revezamento. Independentemente do personagem Paulo André do Big Brother, é um grande atleta. Voltou em altíssimo rendimento, a marca dele já é a segunda do Brasil nos 100m. Sinaliza a possibilidade dele estar no Mundial e no Pan, mas depende do trabalho dele", avisou.

"Para nós não é surpresa, a gente sabe do potencial do Paulo André, a dificuldade era saber se ele estava com condições de treinar por causa da agenda movimentada. O retorno dele é muito bom para o atletismo, para o país é bom também. Estamos muito felizes pela marca de 10.18s, é muito expressiva e o coloca como segundo no ranking brasileiro", finalizou.

Paulo André correu os 100m em 10s18 nas semifinais do Desafio. Como o presidente da CBAt mencionou, é a segunda melhor marca da temporada entre os velocistas brasileiros em 2023. Mas ficar tanto tempo parado acabou pesando e, na final, disputada uma hora depois, o corpo sentiu a carga: Paulo liderou até os 50 metros, quando sentiu uma lesão na coxa. Completou, em sétimo lugar. O vencedor foi Gabriel Garcia, com 10s23, que também comemorou o retorno do amigo.

"Acho que bem antes do atletismo e tudo, o PA é um grande atleta, sempre fomos amigos e rivais dentro da pista. Mas a sensação é amigável e competitiva", disse Garcia.