Há vida sem a Globo? Ivan Moré detalha reinvenção e quer ajudar jornalistas
Ivan Moré saiu da Globo em 2019 e entrou de vez no mundo digital: hoje, é dono do Desobediência Produtiva, podcast com 100 mil inscritos no YouTube que concorre ao prêmio iBest. Em entrevista ao UOL, ele falou sobre o seu processo de reinvenção e disse que pretende ajudar ex-colegas de profissão que perderam o emprego.
O jornalista deixou a emissora após ser removido da apresentação do Globo Esporte. A empresa pretendia deixá-lo novamente no setor de reportagem, mas ele se negou e optou por sair após 20 anos de casa e sem qualquer tipo de acordo.
Na época, ele já tinha seu projeto paralelo e acabou rotulado como "maluco" por alguns companheiros, que chegaram a debochar da ideia de investir de vez no digital e ficar afastado das telas da televisão.
Hoje, com o canal estabelecido, Ivan quer ajudar jornalistas que perderam o emprego em meio às mudanças de linguagem da TV para o digital.
Os que falaram que eu era louco estão à deriva no mercado: foram vítimas de um movimento e não se prepararam para essa adaptação. Vou formatar um produto para ajudar os jornalistas a fazer isso e não cometer os mesmos erros que eu. Não tenho a pretensão de ensinar ninguém, mas vou dar o caminho para encurtar alguns espaços" Ivan Moré ao UOL
Mudança da TV para o digital
Saída da Globo. "Quando me tiraram do Globo Esporte e falaram que ia voltar para a reportagem, eu optei por sair porque não estavam fazendo uma coisa legal. Saí antes de me desidratarem. Saí chateado, mas pensei: 'saio antes que vocês saiam comigo'".
Primeiros passos fora da TV. "Quando saí, quis investir em podcast. Eu já queria fazer isso internamente, mas eles não me permitiam fazer nada, era bem engessado. Quando saí de lá, dei razão aos meus propósitos e investi nisso por meio de tentativa e erro, buscando saber quem é o Ivan Moré como marca. Demorou para eu me desconectar desse mundo de Globo, foi complexo. Eu sempre fui o 'Ivan da Globo'. Durante estes 20 anos, eu e emissora vivemos uma troca."
Conteúdo do podcast. "A gente fala sobre pessoas que têm dificuldade para se reinventar na vida. A tecnologia está aí, e as pessoas estão passando por muita insegurança, estão tendo depressão, ansiedade e perguntando se ainda são úteis para o mundo. O podcast está há quatro anos no mercado entrevistando pessoas que transformam."
Dica aos jornalistas. "Entendam, de uma forma aprofundada, quais são as linguagens adotadas nas mídias digitais e de que forma cada jornalista pode adaptar o próprio conteúdo para fortalecer sua audiência. A diferença no digital está no engajamento e no quão autoral você é. Formatos de TV replicados no digital não funcionam: lá é muito impessoal. Hoje, você precisa revelar sua vulnerabilidade e suas dores. Jornalista não está acostumado a fazer isso. Tem muita gente perdida sobre que conteúdo colocar no Instagram, no Twitter, no YouTube e no LinkedIn."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.