Cantora do The Voice Kids treina canoagem e tem torcida de atleta olímpica
Integrante do time de Mumuzinho no The Voice Kids, Alicia Rachel treina canoagem slalom no Parque Radical de Deodoro e conquistou até mesmo a torcida de Ana Sátila, que esteve nas últimas edições dos Jogos Olímpicos.
Com 14 anos, a moradora de Ricardo de Albuquerque, zona norte do Rio, chamou a atenção com "Ben", canção famosa na voz de Michael Jackson, em uma audição às cegas da 8ª temporada do programa da Rede Globo.
"A minha relação com o esporte e com a música vem desde pequena. Meus pais sempre gostaram de esporte e meu pai é professor de capoeira, que eu pratico desde os três anos. Minha mãe e irmã são cantoras, e meu pai é músico. A música e o esporte estão em equilíbrio na minha vida", contou ela ao UOL.
O equilíbrio citado por Alicia aparece entre a canoagem e o canto. Segundo ela, o esporte ajuda também quando está em cima dos palcos.
"Quando estou na água, me sinto mais focada, calma e tranquila. A canoagem trabalha muito a minha respiração e isso me ajuda na hora de cantar", afirma.
A escolha pela modalidade aconteceu após um convite do professor, que tinha ciência que Alicia havia feito natação também no Parque. À época, ela frequentava as instalações para aulas de tênis, esporte que aprendeu a curtir através da tia. Porém resolveu pegar o remo para uma aula experimental e a partir daí a relação não acabou mais.
Atualmente, ela concilia a agenda dos treinos de tênis e canoagem com os compromissos na música e no programa. "Geralmente, as gravações são na parte da tarde e aos finais de semana. Então, dá para levar tudo".
O Parque Radical de Deodoro também recebe alguns treinos de Ana Sátila, principal nome da canoagem slalom brasileira. Entre uma atividade e outra compartilhada com Alicia, ela pôde ouvi-la cantar e a incentivou, além de garantir torcida pelo título na atual edição do programa global.
"De vez em quando, a Ana Sátila vem treinar e, várias vezes, nos dá conselhos, diz para não desistirmos dos nossos sonhos. Ela também nos ajuda a armar os caiaques e os equipamentos. Teve um dia que eu cantei para ela, e ela disse que torceria para mim no The Voice", disse.
Ana Sátila foi a mais jovem integrante da delegação do Brasil nas Olimpíadas de Londres, em 2012, e também participou da Rio-2016 e Tóquio-2020. Em Jogos Pan-americanos, tem três medalhas de ouro e uma de prata após participações em Toronto-2015 e Lima-2019.
"Foi incrível conhecê-la. Sempre tento, apesar da minha rotina muito corrida, acompanhar os atletas e participar dos treinos, estar mais presente possível. A conheci e foi incrível, menina tão apaixonada pelo que faz, tão inteligente e com carisma. Felicidade tão grande, que é contagiante. Tento acompanhar todos os alunos, mesmo de longe, e ela merece brilhar, estar onde estar. Está representando muito bem a gente. Decido toda a minha torcida à ela, merece muito. Ela e a família, que é muito guerreira", disse, ao UOL.
Dalila Borges, mãe de Alicia, ressaltou como o projeto ajudou a filha também em outras áreas. "Eu gostaria de agradecer ao projeto aqui no Parque. Se não fosse ele, minha filha não conseguiria conhecer diversos atletas, e ter esse estímulo de saber que pode chegar lá. Se não fosse o projeto, ela não estaria na canoagem, que é um esporte caro".
A escolinha de canoagem foi idealizada pela Secretaria de Esportes do Município do Rio em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem.
"É gratificante saber de encontros como esse da Alícia com a Ana Sátila. Um atleta olímpico é inspiração para qualquer pessoa que pratica esporte", aponta o secretário Guilherme Schleder.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.