Topo

Bicampeões do Mundo de basquete são homenageados; Wlamir vira Hall da Fama

Bicampeões mundiais de basquete em evento realizado em São Paulo - Patrick Mesquita/UOL
Bicampeões mundiais de basquete em evento realizado em São Paulo Imagem: Patrick Mesquita/UOL

Do UOL, em São Paulo

26/05/2023 13h50

A memória do basquete brasileiro foi reverenciada na noite de ontem, em São Paulo. A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) realizou uma cerimônia para celebrar os 60 anos do bicampeonato mundial de basquete da seleção brasileira, em 1963. Nomes como Wlamir Marques, Amauri Passos, Victor, Jatyr, Paulista e Fritz, astros daquela geração, foram homenageados.

Além da homenagem aos ex-jogadores, o evento, que aconteceu na Arena Centauro, contou com registros históricos daquela conquista. Súmula oficial, fotos da época e até mesmo o troféu conquistado no torneio foram exibidos.

Na campanha do título, o Brasil derrotou todos os adversários e se sagrou campeão ao vencer os Estados Unidos por 85 a 81 no Maracanãzinho lotado.

Wlamir Marques, um dos maiores nomes da história do esporte no Brasil, teve motivos de sobra para celebrar. Além da homenagem, ele também foi indicado ao Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete (Fiba).

"São duas homenagens, uma do bicampeonato, que eu não queria que ficasse abaixo da pessoal. Conquista pessoal, no basquete, que é um esporte coletivo, eu não levo muito em consideração", disse Wlamir Marques, hoje com 85 anos de idade, em entrevista ao UOL Esporte. "Acho que o basquetebol premia, mas devo dividir com todos que jogaram comigo ou contra mim".

Camisas retrô são lançadas

Também foram lançadas camisas retrô da época. Além da clássica camisa listrada em verde e amarelo, um modelo utilizado em 1948, toda azul, estará nas lojas em breve.

Foto camisa seleção  - Patrick Mesquita/UOL - Patrick Mesquita/UOL
Imagem: Patrick Mesquita/UOL