Topo

Fórmula 1

F1: Leclerc é punido por atrapalhar rival e perde três posições em Mônaco

Do UOL, em São Paulo

27/05/2023 15h18

O ferrarista Charles Leclerc perdeu três posições e largará em sexto no GP de Mônaco, sua terra natal.

O que aconteceu

Leclerc terminou em terceiro no treino classificatório, mas horas depois recebeu uma punição que o fará largar em sexto. Os fiscais da prova consideraram que o carro do monegasco atrapalhou a volta de Lando Norris, da McLaren, nos últimos minutos do Q3.

Na ocasião, Leclerc e Norris estavam no túnel em uma parte crítica da classificação. Norris tentava uma volta rápida pra melhorar seu tempo, enquanto Leclerc já tinha feito seu melhor tempo.

Os fiscais consideraram que Leclerc não podia ter tomado nenhuma atitude segura pra liberar o caminho pra Norris. Mas mantiveram a punição porque, segundo eles, a Ferrari deveria ter avisado seu piloto sobre a rápida aproximação do rival antes deles entrarem no túnel. Pra tomar a decisão, os fiscais levaram em contra as imagens do treino, os relatórios técnicos e as gravações do cockpit dos dois pilotos.

O grid do GP de Mônaco

  1. Max Verstappen
  2. Fernando Alonso
  3. Esteban Ocon
  4. Carlo Sainz
  5. Lewis Hamilton
  6. Charles Leclerc
  7. Pierre Gasly
  8. George Russell
  9. Yuki Tsunoda
  10. Lando Norris
  11. Oscar Piastri
  12. Nyck De Vries
  13. Alexander Albon
  14. Lance Stroll
  15. Valteri Bottas
  16. Logan Sargeant
  17. Kevin Magnussen
  18. Nico Hulkenberg
  19. Guanyu Zhou
  20. Sergio Pérez

O GP de Mônaco

O GP de Mônaco, 6ª etapa da temporada 2023, acontece neste domingo (28) e terá início às 10h (de Brasília). Verstappen largará na pole, com Alonso em segundo. A transmissão será da Band, na TV aberta.

A etapa de Mônaco é considerada uma das provas mais importantes do calendário da Fórmula 1. O mexicano Sergio Pérez foi o vencedor da edição do ano passado.

A etapa de Emilia-Romagna, na Itália, não ocorreu na semana passada por causa de enchentes que atingiram a região de Imola. A última vez que os pilotos competiram na atual temporada foi no GP de Miami, no início de maio.

Fórmula 1