Topo

Fórmula 1

F1: Hamilton acerta barreira, e Verstappen domina TL3 com dobradinha da RBR

Verstappen, da Red Bull, durante o terceiro treino livre do GP de Mônaco - Mark Thompson/Getty Images
Verstappen, da Red Bull, durante o terceiro treino livre do GP de Mônaco Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/05/2023 08h40

Após ser o mais veloz no TL2, Max Verstappen repetiu a dose e liderou o terceiro e último treino livre do GP de Mônaco de Fórmula 1 hoje (27).

O piloto da Red Bull anotou um tempo de 1min12s776 e garantiu a primeira colocação. Mas teve dobradinha da RBR, com Sergio Pérez em segundo registrando 1min12s849. Stroll foi o terceiro mais veloz, com 1min12s942. Sainz e Norris fecharam o Top 5.

Teve bandeira vermelha após Lewis Hamilton dar uma escapada e colidir o carro na barreira, em uma curva fechada. Não foi nada grave, mas o TL3 foi encerrado antecipadamente em decorrência da colisão. O inglês ficou em oitavo.

Lewis Hamilton abandona terceiro treino livre após batida no GP de Mônaco - Eric Alonso/Getty Images - Eric Alonso/Getty Images
Lewis Hamilton abandona terceiro treino livre após batida no GP de Mônaco
Imagem: Eric Alonso/Getty Images

Como foi o TL3

Quase todos os pilotos iniciaram a prova com pneus macios visando o melhor desempenho, mas era evidente que o foco estava voltado para a classificação.

Ainda com Hamilton e Verstappen nos boxes, Norris, Pérez e Sainz tinham as melhores parciais da sessão, com Stroll e Leclerc brigando lá em cima também. Passados 25 minutos, todos os competidores já estavam com os tempos registrados. Vantagem para Verstappen, que registrou 1:13.582, seguido por Pérez e Alonso.

Na sequência, bela disputa entre Verstappen e Pérez, que revezavam a primeira posição; isso até o atual bicampeão mundial chegar a 1:12.898 e deixar o mexicano para trás com boa margem de tempo. Sainz se estabeleceu na terceira colocação, com Leclerc na cola.

Faltando 20 minutos para a bandeirada, a sessão ficou mais tranquila para os competidores da frente, mas quem estava atrás cometeu alguns pequenos deslizes. Dobradinha da RBR se consolidou no final, e Stroll ultrapassou Sainz e ocupou a 3ª colocação.

Os pilotos retornam à pista de Monte Carlo logo mais, às 11h, para o treino classificatório.

Incidentes

Como já é de costume, as estreitas ruas de Monte Carlo causaram dificuldades nos pilotos. Não houve nenhum grave incidente, mas perto do final, Magnussen e Hamilton perderam um pouco a mão. O dinamarquês parou na área de escape, e acionou o safety car e a bandeira amarela.

Hamilton cometeu um pequeno deslize faltando pouco mais de cinco minutos para o final e colidiu em barreira. A bandeira vermelha foi acionada e a prova terminou três minutos antes do previsto.

Bem no começo da prova, o carro de Ocon parece ter perdido potência e ficou praticamente parado no túnel, mas nada que preocupasse a equipe da Alpine.

Confira os tempos do terceiro treino livre:

TL2

Verstappen (RBR) anotou um tempo de 1min12s462 e garantiu a volta mais rápida no TL2. Correndo "em casa", o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) terminou em segundo.

Sainz abandonou a prova após bater em curva, na saída da piscina, e ficou na 3ª colocação. O espanhol liderou o primeiro treino livre.

TL1

O espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, foi o piloto mais rápido no primeiro treino livre, anotando 1min13s372. Fernando Alonso (Aston Martin) ficou em segundo, enquanto Lewis Hamilton (Mercedes) veio em seguida.

Quando será a corrida?

O GP de Mônaco, 6ª etapa da temporada 2023, acontece neste domingo (28) e terá início às 10h (de Brasília). A transmissão fica por conta da Band, na TV aberta.

Quem lidera a classificação da temporada é o holandês Max Verstappen, da Red Bull, com 119 pontos. Sergio Pérez, seu parceiro de equipe, fica em 2º, com 105, seguido por Fernando Alonso, com 75.

A etapa de Mônaco é considerada uma das provas mais importantes do calendário da Fórmula 1. O mexicano Sergio Pérez foi o vencedor da edição do ano passado.

Vale lembrar que não ocorreu, na semana passada, a etapa de Emilia-Romagna, na Itália, por causa de enchentes que atingiram a região de Imola. A última vez que os pilotos competiram na temporada foi no GP de Miami, no início de maio.

Fórmula 1