Topo

F1: Verstappen conquista pole inédita em Mônaco, com Alonso em segundo

Max Verstappen, da Red Bull, se prepara para o treino classificatório do GP de Mônaco - ANDREJ ISAKOVIC/AFP
Max Verstappen, da Red Bull, se prepara para o treino classificatório do GP de Mônaco Imagem: ANDREJ ISAKOVIC/AFP

Do UOL, em São Paulo

27/05/2023 12h15Atualizada em 27/05/2023 15h07

O holandês Max Verstappen confirmou o favoritismo, fez o melhor tempo e largará na pole no GP de Mônaco.

O que aconteceu

O piloto da Red Bull tomou um susto no treino classificatório, que ele vinha dominando. Ele precisou superar uma série de rivais na última volta de um treino que até então parecia tranquilo. Com 1m11s365, tempo conquistado no último momento possível, Verstappen confirmou o favoritismo. Foi a primeira vez que o atual campeão da Fórmula 1 conquistou uma pole em Mônaco.

Alonso largará em segundo, com Esteban Ocon em terceiro. Na pista, a terceira posição ficou com Charles Leclerc, mas o monegasco acabou recebendo uma punição horas depois, e caiu pra sexto. Os três pressionaram Verstappen no Q3 e chegaram a ter poles provisórias, mas acabaram superados pelo holandês.

Sergio Pérez errou uma curva e bateu logo no começo do Q1. O acidente provocou bandeira vermelha, e o mexicano, que era favorito nas primeiras filas, vai largar no final do grid. "Eu bati, eu bati", disse ele aos mecânicos da Red Bull, sem disfarçar a decepção.

A punição a Leclerc aconteceu porque o piloto da casa atrapalhou e impediu Lando Norris de fazer volta rápida durante o Q3. A penalidade de três posições foi confirmada pela FIA no meio da tarde.

O grid do GP de Mônaco

  1. Max Verstappen
  2. Fernando Alonso
  3. Esteban Ocon
  4. Carlo Sainz
  5. Lewis Hamilton
  6. Charles Leclerc
  7. Pierre Gasly
  8. George Russell
  9. Yuki Tsunoda
  10. Lando Norris
  11. Oscar Piastri
  12. Nyck De Vries
  13. Alexander Albon
  14. Lance Stroll
  15. Valteri Bottas
  16. Logan Sargeant
  17. Kevin Magnussen
  18. Nico Hulkenberg
  19. Guanyu Zhou
  20. Sergio Pérez

Como foram as etapas do treino classificatório

O Q1 foi marcado pela batida de Pérez logo nos primeiros minutos. O mexicano entrou com velocidade incomum pra um começo de treino, pisou na zebra e encontrou um muro, dando adeus precoce à classificação. Na retomada, Verstappen fez o melhor tempo, seguido por um surpreendente Yuki Tsunoda, da Alpha Tauri. Foram eliminados Logan Sargeant, Kevin Magnussen, Nico Hulkenberg, Guanyu Zhou e Pérez.

No Q2, Verstappen foi o mais rápido de novo. Lando Norris arranhou o muro e perdeu a chance de fazer volta rápida. Lewis Hamilton, que estava sendo eliminado, conseguiu só no final se colocar na última etapa da classificação. Saíram no Q2: Oscar Piastri, Nyck De Vries, Alexander Albon, Lance Stroll e Valteri Bottas.

No Q3, Verstappen precisou tirar tudo do carro pra superar Fernando Alonso na última volta. Leclerc e Esteban Ocon também fizeram voltas muito rápidas, mas foram superados pelo holandês no final. De acordo com os comentaristas do "Bandsport", os últimos minutos do treino foram os mais emocionantes das classificações da temporada.

Quando será a corrida?

O GP de Mônaco, 6ª etapa da temporada 2023, acontece neste domingo (28) e terá início às 10h (de Brasília). A transmissão será da Band, na TV aberta.

Quem lidera a classificação da temporada é o holandês Max Verstappen, da Red Bull, com 119 pontos. Sergio Pérez, seu parceiro de equipe, fica em 2º, com 105, seguido por Fernando Alonso, com 75.

A etapa de Mônaco é considerada uma das provas mais importantes do calendário da Fórmula 1. O mexicano Sergio Pérez foi o vencedor da edição do ano passado.

A etapa de Emilia-Romagna, na Itália, não ocorreu na semana passada por causa de enchentes que atingiram a região de Imola. A última vez que os pilotos competiram na atual temporada foi no GP de Miami, no início de maio.