Topo

Italo rebate críticas de surfista sul-africano a brasileiros: 'Só toma pau'

Italo Ferreira ao lado de Jordy Smith depois de vencer o sul-africano na decisão da etapa de Portugal, em 2019 - Damien Poullenot/WSL via Getty Images
Italo Ferreira ao lado de Jordy Smith depois de vencer o sul-africano na decisão da etapa de Portugal, em 2019 Imagem: Damien Poullenot/WSL via Getty Images

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

31/05/2023 11h13

Italo Ferreira rebateu críticas feitas pelo surfista sul-africano Jordy Smith a ele e Gabriel Medina a uma revista australiana.

O que aconteceu

Jordy Smith disse não gostar do estilo de surfe de Italo e Medina em um episódio da série "How Surfers Get Paid", da revista australiana Stab.

"Não tem nada a ver com o que gosto de ver no surfe", afirmou Jordy sobre Italo. Em relação a Medina, o sul-africano disse não gostar do estilo do brasileiro.

As declarações foram feitas em março de 2023, mas voltaram a repercutir diante da polêmica nas avaliações de notas da Liga Mundial de Surfe (WSL) para brasileiros e gringos.

O campeão olímpico respondeu a uma postagem no Twitter com as declarações de Jordy Smith e provocou o sul-africano. "Também Jordy, tu só toma pau da gente. Vai gostar como", escreveu.

O que disse Jordy

Acho que ele [Italo Ferreira] é um surfista muito bom... Um bom surfista, acrobático, mas não tem nada a ver com o que eu gosto de ver no surfe"

Não sei... não pagaria um centavo a ele", disse Jordy ao falar sobre a era de ouro dos contratos no surfe e ao ser questionado sobre quanto pagaria a Italo.

Até o Gabriel, acho ele tão bom, tão consistente, mas para mim existe um elemento de estilo no surfe que tem que estar lá. Eu assisto Dane [Reynolds] o dia todo, Joel [Parkinson], [Tom] Curren, John [John Florence]. As longas curvas e é com isso que me identifico; Nunca vi o Gabriel fazer"

Quem é Jordy Smith

Jordy Smith tem 35 anos e é um dos surfistas mais experientes do circuito mundial atual.

Ele já venceu seis etapas do Mundial, incluindo a do Rio de Janeiro, em 2013, mas nunca foi campeão.

A sua melhor colocação no Tour foi um vice-campeonato, em 2010 e 2016. Na temporada atual, ele é apenas 15º colocado.