Topo

Adversário de Wild superou lesão 'incurável' e tem único título no Brasil

Do UOL, em São Paulo (SP)

31/05/2023 04h00

O tenista argentino Guido Pella continua jogando apesar de lesão "que não tem cura" no joelho direito. Ele é o adversário de Thiago Wild na segunda rodada de Roland Garros.

O que aconteceu

Pella e Wild se enfrentam amanhã (1º). Será o primeiro confronto entre eles.

O tenista de 33 anos só tem um título ATP na carreira: o do Brasil Open de 2019. Ele, inclusive, é o último campeão do torneio, que não foi realizado novamente desde então, e chegou a ser o 20º no ranking naquele ano.

O argentino quase encerrou a carreira em 2021 devido a uma lesão incurável. Sem cartilagem no joelho, teve de fortalecer a área e reeducar a articulação do zero.

Ele ficou mais de um ano afastado dos torneios, período em que também se tornou pai de Arianna. Pella só retornou à ação em outubro de 2022 e voltou a vencer apenas no início deste ano — uma de suas suas quatros vitórias foi contra o brasileiro Thiago Monteiro.

O que eu tenho não tem cura. Não tenho cartilagem no joelho e a articulação começou a funcionar muito mal. A única coisa que posso fazer é fortalecer a área. Disseram que eu tinha que começar a educar meu joelho do zero." Guido Pella, ao El Gráfico, em setembro de 2022

Desbancando rankings

Pella acabou despencando no ranking da ATP no período em que ficou longe das quadras — era o 80º quando se afastou do esporte, em 2021, e reapareceu em 1.012º em 2023.

Ele vem escalando posições novamente e subiu para a 423º colocação. O argentino superou o francês Quentin Halys, 88º no ranking, na primeira rodada de Roland Garros.

Já Wild é o 172º e desbancou o número 2 do mundo, o russo Daniil Medvedev, ontem. Aos 23 anos, o brasileiro persegue o seu segundo título da carreira, após ter vencido o ATP de Santiago em 2020.

Pella segue superando seus limites e já provou para si mesmo, e para a filha, que conseguia voltar a jogar. "Mesmo ela não entendendo nada", conforme disse antes de conseguir o feito.