Topo

Franca bate São Paulo fora, empata finais do NBB e decidirá em casa

Franca vence São Paulo pelas Finais do NBB e empata série por 1 a 1 - Sesi Franca Basquete
Franca vence São Paulo pelas Finais do NBB e empata série por 1 a 1 Imagem: Sesi Franca Basquete

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/05/2023 22h10

Tudo empatado nas finais do NBB. Após sair atrás na série melhor de cinco jogos, Franca superou o São Paulo, fora de casa, pelo placar de 88 a 80, em pleno Ginásio do Morumbi, e deixou a série em 1 a 1.

Sequência

São Paulo e Franca voltam a se enfrentar no próximo sábado (3), às 15h (horário de Brasília), também no Ginásio do Morumbi, na capital paulista. Na sequência, a série volta para Franca, com os jogos 4 e 5 no Pedrocão — o time do interior decidirá em casa.

Dono da noite

Sem Lucas Dias, que foi operado após uma crise de apendicite, Lucas Mariano chamou a responsabilidade e conduziu o Franca à vitória. O pivô fez 28 pontos e foi o cestinha da partida. Destaque também para Georginho, que fez um duplo-duplo (17 pontos e 14 rebotes), sendo fundamental nos minutos finais do jogo.

Início nervoso

As duas equipes começaram errando muito, mas o Franca teve mais precisão e chegou a abrir nove pontos de vantagem. O São Paulo, muito afobado, desperdiçou muitos ataques e foi sufocado pela defesa adversária. Contudo, a desvantagem ao fim do 1º quarto caiu para quatro pontos após uma arrancada dos mandantes.

Virada!

Com pouco menos de quatro minutos no segundo período, o São Paulo tomou a liderança do placar e fez o ginásio explodir. Os reservas Malcolm Miller e Coelho deram outro ritmo, e Franca parou de pontuar. E as equipes foram para o vestiário com o time paulistano em vantagem no placar: 37 a 34.

Vira, virou!

Franca voltou melhor após o intervalo, muito por causa de Michael Smith, que botou fogo na partida e comandou a nova virada. Além dele, Lucas Mariano apareceu pro jogo, dominou o garrafão, meteu bola de três e deu uma enterrada que calou a torcida tricolor. Com cinco pontos de vantagem para Franca, o jogo seguiu aberto para o 4º período.

Sob controle

De cara, Franca fez 8 a 0 no início do quarto período. O time tricolor sentiu o baque, demorou para reagir, mas encostou nos minutos finais. Só que Georginho apareceu para Franca, meteu uma bola de três, deu um toco e garantiu uma tremenda vitória fora de casa.