NBA: Final tem polêmica com jogo em altitude parecida à de Campos do Jordão
O local dos jogos 1 e 2 da final da NBA foi assunto em entrevistas coletivas, segmentos nas TVs norte-americanas e reportagens de ESPN, The Athletic, USA Today e outros veículos. O motivo? A altitude de Denver.
O que aconteceu
Denver Nuggets e Miami Heat fazem a grande decisão da NBA. O jogo 2, que acontece neste domingo (4), às 21h (de Brasília), será na Ball Arena, em Denver, Colorado. O time da casa venceu a primeira partida no mesmo local.
Denver está localizada a 1.608m acima do nível do mar, menos que Campos do Jordão, ponto turístico no estado de São Paulo, a 1.628m acima do nível do mar. Denver é a cidade de maior altitude dentre as 28 que possuem franquias na NBA, seguida por Salt Lake City (1.300m, casa do Utah Jazz).
A altitude de Denver virou tópico de destaque na imprensa norte-americana. A necessidade de adaptação do Miami Heat, que vem de cidade litorânea, foi ressaltada pela mídia diversas vezes. Os comentaristas e ex-jogadores Charles Barkley e Grant Hill chegaram a utilizar máscaras de oxigênio dentro da Ball Arena antes do jogo 1. Mas qual o tamanho do desafio?
O Heat aguentaria a Libertadores?
A altitude de Denver é bem inferior na comparação com os verdadeiros desafios enfrentados por clubes do futebol brasileiro, por exemplo. Viagens pelas competições continentais sul-americanas frequentemente colocam times em situações mais complicadas.
Na atual edição da Libertadores, cinco times mandam suas partidas em cidades de altitude superior a Denver. Bolívar e The Strongest jogam na temida La Paz, a 3.650m acima do nível do mar. Aucas e Independiente Del Valle atuam em Quito e seus 2.850m. O Melgar, do Peru, é de Arequipa, com altitude de 2.355m.
Altitudes elevadas provocam dificuldade para respirar, devido ao ar rarefeito. Alguns dos possíveis efeitos são perda de performance física, dor de cabeça, náusea e tontura.
Miami rejeita desculpas
Erik Spoelstra, técnico do Miami Heat, diz não se importar com a altitude. O treinador afirmou em entrevista coletiva antes do jogo 1 que seu time está pronto para jogar em quaisquer condições.
Se Denver quiser subir a bola no topo do Everest, faremos isso. Essa final vai ser decidida dentro das quatro linhas. Eles também têm que voltar a Miami. Se você quiser fazer as coisas sobre isso, vamos desligar o ar-condicionado e eles vão ter que jogar aos 32ºC com umidade" Erik Spoelstra
O elenco de Miami adotou o mesmo discurso de seu comandante. Duncan Robinson, ala do Heat, lembrou que não é a primeira vez que o time viaja a Denver.
Nós jogamos aqui antes, então não tem nenhum folclore que a gente nunca viu antes. Vários de nós jogamos aqui diversas vezes. Não é nada novo, não esperamos que tenha qualquer impacto" Duncan Robinson
Força dos Nuggets em casa
O time de Nikola Jokic e cia. tem feito o dever de casa na Ball Arena. Os Nuggets estão invictos em seus domínios nestes playoffs - nove vitórias em nove jogos. Na temporada regular, Denver teve o segundo melhor aproveitamento diante da própria torcida (82,9%), atrás do Memphis Grizzlies.
Historicamente, Denver é o time mais "caseiro" da NBA. Um estudo realizado pelo jornalista norte-americano Bryan Kalbrosky em 2020, verificando todas as temporadas da história da liga, apontou que a diferença de aproveitamento dos Nuggets dentro e fora de casa é maior à de todos os outros times: 31,47%.
A altitude, entretanto, não faz milagres. O Denver Nuggets nunca foi campeão da NBA antes e sequer havia chegado a uma final antes da atual temporada. A franquia é 19ª em aproveitamento ao longo da história da liga.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.