Topo

Dupla é desclassificada de Roland Garros após levar boleira às lagrimas

Boleira chora após levar bolada em Roland Garros - Reprodução
Boleira chora após levar bolada em Roland Garros Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

04/06/2023 10h46

Miyu Kato e Aldila Sutjiadi estão eliminadas de Roland Garros. A tenista japonesa Kato deu uma bolada acidental em uma boleira durante a partida das oitavas de final de duplas.

O que aconteceu

Kato jogava ao lado da parceira da Indonésia, Aldila Sutjiadi. A dupla recebeu apenas uma advertência, inicialmente, após a japonesa dar uma raquetada fora de jogo em uma bola e atingir a garota que trabalhava no saibro. (Veja o vídeo abaixo)

As rivais Sara Sorribes, da Espanha, e a checa Marie Bouzkova apontaram que a boleira chorava e argumentaram pela eliminação. Então, o árbitro de cadeira Alexandre Juge convocou o supervisor do Grand Slam, Wayne McKewen, à quadra. O árbitro do torneio, Remy Azémar, também foi chamado.

Os três árbitros tiveram uma longa discussão com as jogadoras e também conversaram com a boleirinha. Depois disso, Kato e Sutjiadi foram desclassificadas imediatamente.

O jogo estava 7/6 (7/1) 1/3 para a dupla de Sorribes e Bouzkova, que avança para as quartas de final.

Kato está na chave de duplas mistas com o alemão Tim Puetz e enfrentará Rafael Matos e Luisa Stefani nas quartas de final. A organização ainda não informou se a tenista estará desclassificada também das duplas mistas.

Veja o incidente

Dupla rival abalada

Com o fim do jogo, alguns repórteres cercaram a dupla que argumentou com o árbitro pela eliminação de Kato e Sutjiadi. Segundo a checa Bouzkova, ela e sua parceira Sara Sorribes também ficaram abaladas com o incidente, porque notaram que a boleira ficou chorando por mais de 15 minutos.

"Sara e eu nunca estivemos nesse tipo de situação, então ficamos meio abaladas com isso também. É uma situação difícil para todos. Mas é algo que, eu acho, tem que ser julgado pelas regras como são, mesmo que seja muito ruim para o adversário", disse Bouzkova.

Eu diria apenas que foi lamentável. Se ela tivesse feito esse gesto [de jogar a bola] e tivesse ido tão longe da garota, nada teria acontecido e não estaríamos tendo essa conversa"
Bouzkova