Topo

Dupla brasileira é eliminada por tenista que fez boleira chorar

Miyu Kato (à esquerda) ao lado de seu parceiro nas duplas mistas em Roland Garros, Tim Puetz. - picture alliance/dpa/picture alliance via Getty I
Miyu Kato (à esquerda) ao lado de seu parceiro nas duplas mistas em Roland Garros, Tim Puetz. Imagem: picture alliance/dpa/picture alliance via Getty I

Do UOL, em São Paulo

05/06/2023 13h06

A tenista japonesa Miyu Kato, junto com o alemão Tim Puetz, levou a melhor sobre Luisa Stefani e Rafael Matos nas duplas mistas em Roland Garros.

O que aconteceu

Kato e Puetz venceram partida pelas quartas de final por 2 sets a 0, parciais 7/6 (7/5) e 6/2. A derrota acabou com o sonho do segundo título consecutivo de Grand Slam da dupla brasileira, atual campeã do Aberto da Austrália.

Kato havia sido banida da competição de duplas femininas no dia anterior. A japonesa acertou uma boleira durante partida contra Marie Bouzková e Sara Sorribes Tormo. Kato e sua parceira, Aldila Sutjiadi, foram eliminadas após o incidente.

A organização de Roland Garros optou por manter Kato apta a disputar o torneio de duplas mistas. A justificativa de um dos oficiais da competição para a desclassificação da outra categoria foi: "se você acertar alguém e ele se machucar, você é responsável por essa ação. Mesmo que não seja intencional, ainda somos responsáveis por essa ação".

A bolada

Miyu Kato acertou acidentalmente uma das boleiras que estava do lado oposto da quadra. A bolinha atingiu a sua nuca.

A japonesa pediu desculpas e, a princípio, recebeu apenas uma advertência. Enquanto isso, a gandula chorava e tremia por causa do ocorrido.

A dupla adversária, formada por Marie Bouzková, da República Tcheca, e Sara Sorribes, da Espanha, protestou com a arbitragem, e um dos fiscais da partida acabou eliminando a dupla.

A partida foi encerrada sob vaias da torcida e com a japonesa chorando, sendo consolada pela companheira. Kato e Sutjiadi haviam perdido o primeiro set, por 7 a 6, mas estavam na frente no segundo (3 a 1).

Marie Bouzková explicou por que protestou com a arbitragem. "É difícil. A menina chorou durante 15 minutos. Acho que o aviso aconteceu primeiro porque ele [árbitro] não viu que ela estava chorando e ela estava com dor. Dissemos a ele que ele deveria investigar mais porque a garota estava chorando e a bola foi diretamente para ela, não era uma bola mais lenta".

Miyu Kato se desculpou pelo incidente em uma postagem no Instagram.

Veja o incidente