Topo

Ex-Flamengo, Diego Ribas vai competir na Maratona do Rio: 'sempre gostei'

Diego Ribas já concluiu uma prova em 2023, a Meia-Maratona de Mendoza. - Reprodução/Instagram
Diego Ribas já concluiu uma prova em 2023, a Meia-Maratona de Mendoza. Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

09/06/2023 13h01

Diego Ribas será um dos participantes da Maratona do Rio, que acontece amanhã.

O que aconteceu

Ele tem se dedicado à corrida de rua e se inscreveu na prova de 21 km que terá largada às 6h, na Marina da Glória.

Diego estreou na meia maratona em abril deste ano, em Mendoza, na Argentina, e se diz preparado para mais um desafio. "A musculatura cansa depois do km 12, mas estou bem preparado. Sempre gostei de correr. Desde as categorias de base, quando tinham corridas mais longas no treinamento, eu gostava de chegar em primeiro, me desafiava".

Depois de mais uma meia maratona, Diego espera, um dia, arriscar-se na prova de 42km. "Já é um hábito para mim cuidar da saúde, treinar, fazer atividades físicas. Tem sido muito prazeroso. Mas neste momento tenho focado passo a passo para ver as minhas sensações, entender o ritmo de treinamento para tomar qualquer decisão se farei a maratona completa".

Até mesmo o triatlo está nos planos do hoje comentarista. "Ao chegar nos últimos anos de carreira, eu comecei a pensar em desafios dentro do esporte. Conversando com amigos, um deles falou das corridas, de triatlo, que um dia também pretendo fazer, e me despertou essa vontade pelo prazer de correr e por me sentir desafiado".

As declarações foram dadas em entrevista ao jornal O Globo.

O que mais ele disse

O prazer de organizar a própria agenda. "A vida do atleta profissional é mais corrida, mais exigente, é um preço alto a se pagar para estar em alto nível. Agora, tudo que tenho feito se complementa, me dá prazer e posso fazer de acordo com a minha disponibilidade e vontade. Eu organizo minha agenda, minha mulher pode viajar comigo sempre, meus filhos vão sempre que podem. Eu decido quantas viagens fazer, quais palestras vou dar, quantos jogos quero comentar, quando quero gravar o podcast.... Tenho autonomia para decidir minha agenda, antes tinha uma agenda que tinha de segui-la".

A decisão de largar o futebol. "Foi um processo muito importante na minha vida, não foi fácil, não vem com 100% de certeza, mas tinha mais certeza do que dúvidas. O preço alto a se pagar começou a me incomodar. Não tinha tanto tempo para minha família e para os novos projetos. Decidi, mesmo estando bem fisicamente, passar para o novo ciclo. Estou muito feliz. Ainda assisto futebol. Tenho saudades de algumas coisas, das amizades, das conversas, mas é uma saudade saudável".