Topo

Letícia Bufoni segue como referência para rivais mesmo distante do skate

Leticia Bufoni voltou a competir no skate no Red Bull Rio Conquest  - Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool
Leticia Bufoni voltou a competir no skate no Red Bull Rio Conquest Imagem: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool
Flavio Latif e Ana Paula Moura

Do UOL, no Rio de Janeiro*

09/06/2023 04h00

Letícia Bufoni voltou a competir de skate no Red Bull Rio Conquest —realizado no mês passado—, após 10 meses afastada por causa de seus outros projetos —incluindo desde a prática de outros esportes até ao lado empreendedor da atleta.

Ela terminou na quarta colocação. Nas quartas de final, Bufoni enfrentou a compatriota Rafaela Murbach e venceu. Na semi, perdeu para Gabi Mazetto, e na disputa pelo 3º lugar foi derrotada por Vitória Mendonça.

Na competição, a reportagem do UOL conversou com as adversárias de Bufoni. A admiração pela veterana segue igual, mesmo com ela um pouco mais afastada do cenário competitivo da modalidade.

O que elas disseram

Valentina Petric, skatista chilena: "Eu. definitivamente. acho que ela é a skatista que a maioria de nós aqui vimos desde pequenas, porque ela era a skatista de uma geração em que poucas garotas andavam de skate, então. para mim. é uma honra".

Gabriela Mazetto, skatista brasileira: "A Letícia sempre foi minha inspiração, eu sempre falei para ela. E é muito bom estar fazendo parte de tudo isso aí, eu só tenho a agradecer o skate".

Roos Zwetsloot, skatista holandesa que participou de Tóquio-2020 e foi a campeã do Rio Conquest: "É uma honra [competir com Bufoni]. É incrível competir com mulheres tão boas e isso deixa você mais motivada para tentar coisas difíceis, então, estou muito feliz que elas estão aqui".

Bufoni desistiu de disputar vaga em Paris-2024

Leticia Bufoni disse que decidir ficar fora das Olimpíadas foi uma das decisões mais difíceis da carreira. Ela pretende se dedicar aos seus projetos pessoais, como seu canal no YouTube, desafios acrobáticos e levar o esporte para comunidades carentes.

"Se eu decidir entrar nessa corrida, eu vou precisar deixar todos meus projetos de lado. Então, eu acredito que não é o meu momento, e quero focar nesses projetos. Na minha cabeça, estava tudo certo que eu ia. Porém, ter ficado esse momento fora e ter focado nos meus projetos, começou a despertar algo em mim do tipo: posso fazer algo muito bacana pelo skate sem ser competição", afirmou Bufoni à ESPN.

"Vai ser incrível estar do outro lado, assistir as meninas de fora. Foram 20 anos da minha vida que eu estive do lado de dentro", acrescentou.

*Os repórteres viajaram ao Rio de Janeiro a convite da Red Bull.