Após perder parte do pulmão por tuberculose, Rael corre meia-maratona do RJ
Uma tuberculose diagnosticada tardiamente fez com que Rael perdesse parte do pulmão. O cantor e compositor ouviu dos médicos que teria muita dificuldade para voltar a cantar. Agora, 22 anos depois, o rapper paulista não só se tornou um dos maiores artistas do Brasil como também um atleta amador, e hoje (10) vai disputar a meia-maratona do Rio de Janeiro.
"Em 2001, eu trabalhava de office boy na época e comecei a sentir pontadas no peito. Fui ao hospital e trataram como pneumonia, mas só inibiram os sintomas. Então eu fiquei cerca de oito meses sem as dores e a fadiga até que voltou tudo de uma vez. Tossia pedaço de pulmão e foi bem feio", relembrou o cantor ao UOL.
"Fiquei internado 45 dias no mesmo hospital. Acabou que foi um erro médico, porque se tivesse saído o diagnóstico correto quando começaram os sintomas, não teria chegado até esse ponto de perder meio pulmão", completou Rael.
Após um longo tratamento, Rael se recuperou de vez e decidiu seguir a vida normal, mesmo após ouvir que teria dificuldades em cantar e se exercitar. A atividade física não veio de uma vez, mas ele persistiu na música e em 2017 foi indicado ao Grammy Latino.
A paixão pela corrida começou com a necessidade de sair da vida sedentária. A vida noturna como cantor e o nascimento do filho em 2013 ligaram um sinal de alerta em Rael, que decidiu fazer algo por sua saúde.
"Quando meu filho veio, foi a virada de chave. Eu precisei dar conta de fazer os shows, que começam tarde e viram a noite, e ajudar nos cuidados com o bebê. Eu estava me sentindo muito indisposto, na verdade, tinha engordado", contou Rael.
Maratonista
Rael decidiu começar a correr por conta própria e procurou uma academia para fazer exercícios funcionais. O cantor, então, tomou gosto pelo esporte e quando se deparou estava correndo cerca de 20 quilômetros.
"Eu vi que levava jeito e comecei a meter uns loucos. Conciliei a corrida com os shows. Uma vez eu fui tocar em Santos, corri 15 km lá e então eu pensei: Quem corre 15 km, corre 17 km. Quando eu fui ver, eu estava já correndo a mesma distância de uma meia maratona sozinho, assim, lá no Parque do Ibirapuera, que é perto da minha casa", contou.
"Comecei a ver que eu já estava apto a ser meio maratonista. Fiz a prova Internacional de São Paulo, a Meia Maratona, e foi legal. Eu tive um pace bom, fiz os 21 quilômetros em 1h40min", continuou Rael.
A prática de exercícios melhorou, inclusive, o desempenho de Rael durante as apresentações. "Me ajuda a ter mais expansão de voz. Tenho mais fôlego para soltar notas altas e as rimas também. Se você não tem um preparo físico, você não consegue fazer isso, porque o corpo é um instrumento. Se tiver rachado, tiver uma parte torta ali, o som também vai sair torto", comentou o cantor.
A vida de atleta rendeu a Rael uma parceria com a Adidas. O cantor recebe apoio da marca tanto para o estilo quanto para o esporte.
Hoje, Rael disputa a meia-maratona do Rio de Janeiro e está se preparando para correr 21 quilômetros. Nesta semana, o rapper fez alongamentos com sua professora de pilates, segurou a empolgação em seus treinos de corrida no parque e está focado na alimentação balanceada.
"Estou me preservando para correr sábado, tomando conta da alimentação e sono. Um dia antes comer carboidrato à noite já que a prova é bem cedo. E, pela manhã, se eu comer um pão com ovo já estará ótimo", falou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.