Topo

De gari a profissional: Fábio Jesus vive sonho na Maratona do Rio

Fábio Jesus, atleta brasileiro  - Divulgação
Fábio Jesus, atleta brasileiro Imagem: Divulgação
Patrick Mesquita e Demétrio Vecchioli

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/06/2023 04h00

Não faz muito tempo que a realidade do baiano Fábio Jesus era dividida entre treinos como atleta e coletor de lixo na Zona Leste da cidade de São Paulo. Hoje, o desafio é outro: vencer e buscar um dos melhores tempos do Brasil na Maratona do Rio de Janeiro.

Quarto colocado na última São Silvestre, o corredor vai competir nos 10Km do evento, que acontece neste domingo, e tem seu nome entre os favoritos. A meta é fazer o percurso em menos do que 30 minutos, o que daria a ele um dos melhores tempos do país em corridas de rua. Quem lidera o ranking da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) na modalidade em 2023 é Daniel Ferreira do Nascimento, com 29min24.

Hoje profissional, o atleta do São Paulo vive situação muito diferente da que encarava há poucos anos, quando chegou até a vencer uma prova correndo descalço no interior da Bahia. Tudo ficou tão diferente que às vezes parece um sonho.

"Tem hora que ainda acho que é um sonho. A preocupação hoje é só atletismo. Antes, era coleta e treinamento. Às vezes nem ia bem nas competições por conta dessa preocupação. Às vezes eles (empregadores) me liberavam para uma prova, mas eu não sabia o que ia acontecer quando voltasse. Poderiam me dispensar, dar um gancho. Ficava com medo de deixar o emprego, mas valeu à pena."

Outra diferença está no material que ele utiliza. O período correndo sem um material considerado de ponta gerou custos ao atleta. Ele tem um tendão lesionado e enfrentou um desgaste ósseo no quadril. Fábio Jesus agora corre com apoio da Adidas e acredita que vai melhorar seu desempenho utilizando materiais profissionais.

"Eu rodei com o Adidas Pro e não senti nada. Nem usei hoje porque gasta muito rápido. Aí deixar para quando for importante. Ajuda a dar uma acelerada, né?", brinca. "A primeira vez que corri descalço, tiveram que me levar em casa por causa dos calos que ficaram. Agora que passei a usar o material profissional é bem confortável. Isso ajuda tanto no desenvolvimento quanto na parte de não se lesionar, não sobrecarregar os músculos."

Carinho do povo

Para buscar o título neste domingo, o atleta vai usar como inspiração o carinho que passou a receber desde que ficou conhecido em sua profissão.

"Ajuda (o carinho), muitos são adolescentes e crianças, que vêm e falam que se espelham. Às vezes, a autoestima tá lá embaixo e vêm umas crianças e falam que queriam ser iguais a mim. Então isso dá um ânimo, dá uma energia", afirma.

Fábio Jesus vai buscar seu melhor desempenho na carreira neste domingo. A prova dos 10km da Maratona do Rio está marcada para este domingo, com largada prevista para 08h30 (de Brasília). A ESPN e o Star+ transmitem o evento.