Topo

Franca derrota São Paulo no jogo final e conquista o bicampeonato do NBB

Franca vence São Paulo no Jogo 5 das Finais do NBB e conquista o bicampeonato - Marcos Limonti/SFB
Franca vence São Paulo no Jogo 5 das Finais do NBB e conquista o bicampeonato Imagem: Marcos Limonti/SFB

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/06/2023 16h51

O Franca, com o Ginásio do Pedrocão lotado, venceu o time do São Paulo pelo placar de 92 a 68, fechou a série final e conquistou o bicampeonato do NBB 2022/2023.

Esta foi a primeira vitória de um time mandante nas Finais do NBB. Até então, Franca tinha vencido dois jogos fora, assim como o São Paulo. Mas a vitória no Jogo 5 veio no Pedrocão, casa do mais novo bicampeão do NBB.

Lei do ex

E o grande nome do título do Franca foi o armador Georginho, que terminou com 23 pontos, oito rebotes e oito assistências, quase um triplo-duplo para o jogador que deixou o São Paulo após a temporada 2020/2021.

Início arrasador

Georginho botou a bola embaixo do braço e comandou o time francano no 1º período de jogo. O armador anotou 11 pontos e deixou o São Paulo sem respostas na defesa e com baixo aproveitamento no ataque. Franca abriu 14 de vantagem no placar: 27 a 13.

Sob controle

Ansaloni e Siewert não estavam acertando nada e o ataque tricolor seguia muito mal. Bruno Mortari mexeu na equipe e colocou Tulio, que desandou a fazer pontos e recolocou o São Paulo na partida. Mas Márcio, que também veio do banco, entrou com tudo para Franca, deu uma enterrada que balançou as estruturas do Pedrocão e fechou o 2º período com um toco. Franca foi para os vestiários com 45 a 34 no placar.

Muito consistente

O São Paulo seguiu sendo um time de apenas um jogador no 3º período. Só que Tulio também passou a forçar jogadas e a errar. Para piorar, Bennett e Miller saíram machucados. Do outro lado, Franca pontuou com o trio Lucas Mariano, Smith e Georginho e foi para o último período com 14 de vantagem: 64 a 50.

Rolo compressor

Franca abriu os 10 minutos finais com duas bolas de três e jogou um balde de água fria enorme para cima do São Paulo. Mas as bolas seguiram caindo, Scala acertou mais duas e decretou a derrota tricolor quando ainda restavam mais de seis minutos no relógio. Daí em diante foi só segurar o grito de bicampeão, que veio após uma vitória esmagadora.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, a partida por para o intervalo com o Franca vencendo por 45 a 34. O erro já foi corrigido.