F1: Verstappen se segura sob chuva e faz a pole no Canadá; Hulkenberg em 2º
Max Verstappen dominou o carro na pista molhada, fez o melhor tempo e largará na pole position do GP do Canadá.
Os primeiros no grid do GP do Canadá
- Max Verstappen (Red Bull)
- Nico Hulkenberg (Haas)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
O que aconteceu
A chuva teve papel fundamental na classificação. O tempo instável de Montreal obrigou os pilotos fazer constante trocas de pneus e de estratégia. A pista molhada provocou derrapagens e impediu voltas mais rápidas. Deu sorte quem conseguiu andar rápido em momentos de menos chuva.
No Q1 Verstappen fez a melhor volta, tirando a marca de Alonso na última chance. Zhou teve um problema mecânico logo no começo do treino, o que provocou uma bandeira vermelha no primeiro minuto. Na última volta, Gasly foi atrapalhado por uma confusão entre Tsunoda e Sainz, que o fizeram sair da pista para evitar uma batida. O francês deixou o carro irritado, xingando e gesticulando para os rivais. Foram eliminados Tsunoda, Gasly, De Vries, Sargeant e Zhou.
Alexander Albon foi o mais rápido do Q1, cravando o melhor tempo antes da chuva apertar. No começo, a pista tinha trechos secos e molhados, o que motivou o grid a usar pneus lisos. Mesmo com intermediários, Lance Stroll patinou, rodou e beijou o muro. A chuva apertou na parte final, o que prejudicou quem precisava fazer tempo. A Ferrari demorou a trocar os pneus de Leclerc, o que o tirou do Q3. Além de Leclerc, saíram Pérez, Stroll, Magnussen e Bottas. Foi a terceira vez seguida que o mexicano da Red Bull ficou fora do Q3.
No Q3, Verstappen e Hulkenberg fizeram os melhores tempos antes da chuva apertar. Piastri provocou uma bandeira vermelha ao rodar e bater no muro. Quando o treino foi retomado, a cinco minutos do fim, a chuva já estava forte, tirando qualquer chance de baixar tempos. O holandês recolheu o carro e garantiu a pole com mais de um segundo de vantagem.
O grid provisório do GP do Canadá
- Max Verstappen
- Nico Hulkenberg
- Fernando Alonso
- Lewis Hamilton
- George Russell
- Esteban Ocon
- Lando Norris
- Carlos Sainz
- Oscar Piastri
- Alexander Albon
- Charles Leclerc
- Sergio Pérez
- Lance Stroll
- Kevin Magnussen
- Valteri Bottas
- Yuki Tsunoda
- Pierre Gasly
- Nyck De Vries
- Logan Sargeant
- Guanyu Zhou
Como foi o terceiro treino livre
Verstappen fez o melhor tempo do terceiro treino livre em condições adversas. O líder do campeonato fez 1m23s106 e foi seguido por Charles Leclerc e Fernando Alonso.
Chuva castigou o circuito. O clima de Montreal se tornou um personagem importante no fim de semana. O segundo treino livre começou com pista seca, mas um temporal caiu no final da manhã, o que se estendeu até o início do TL3. Com o tempo instável, os pilotos sofreram pra se manter na pista, mas foram melhorando o tempo na medida em que o asfalto foi secando. Existe previsão de mais água pra corrida no domingo.
GP do Canadá
A oitava corrida da temporada de Fórmula 1 acontece no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, domingo às 15h (de Brasília). Max Verstappen, da Red Bull, continua sendo o favorito a conquistar sua sexta vitória no ano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.