Topo

F1: Verstappen se segura sob chuva e faz a pole no Canadá; Hulkenberg em 2º

Max Verstappen controla o carro no circuito molhado no treino livre do GP do Canadá - CLIVE MASON/Getty Images via AFP
Max Verstappen controla o carro no circuito molhado no treino livre do GP do Canadá Imagem: CLIVE MASON/Getty Images via AFP

Do UOL, em São Paulo

17/06/2023 14h32Atualizada em 17/06/2023 18h56

Max Verstappen dominou o carro na pista molhada, fez o melhor tempo e largará na pole position do GP do Canadá.

Os primeiros no grid do GP do Canadá

  1. Max Verstappen (Red Bull)
  2. Nico Hulkenberg (Haas)
  3. Fernando Alonso (Aston Martin)

O que aconteceu

A chuva teve papel fundamental na classificação. O tempo instável de Montreal obrigou os pilotos fazer constante trocas de pneus e de estratégia. A pista molhada provocou derrapagens e impediu voltas mais rápidas. Deu sorte quem conseguiu andar rápido em momentos de menos chuva.

No Q1 Verstappen fez a melhor volta, tirando a marca de Alonso na última chance. Zhou teve um problema mecânico logo no começo do treino, o que provocou uma bandeira vermelha no primeiro minuto. Na última volta, Gasly foi atrapalhado por uma confusão entre Tsunoda e Sainz, que o fizeram sair da pista para evitar uma batida. O francês deixou o carro irritado, xingando e gesticulando para os rivais. Foram eliminados Tsunoda, Gasly, De Vries, Sargeant e Zhou.

Alexander Albon foi o mais rápido do Q1, cravando o melhor tempo antes da chuva apertar. No começo, a pista tinha trechos secos e molhados, o que motivou o grid a usar pneus lisos. Mesmo com intermediários, Lance Stroll patinou, rodou e beijou o muro. A chuva apertou na parte final, o que prejudicou quem precisava fazer tempo. A Ferrari demorou a trocar os pneus de Leclerc, o que o tirou do Q3. Além de Leclerc, saíram Pérez, Stroll, Magnussen e Bottas. Foi a terceira vez seguida que o mexicano da Red Bull ficou fora do Q3.

No Q3, Verstappen e Hulkenberg fizeram os melhores tempos antes da chuva apertar. Piastri provocou uma bandeira vermelha ao rodar e bater no muro. Quando o treino foi retomado, a cinco minutos do fim, a chuva já estava forte, tirando qualquer chance de baixar tempos. O holandês recolheu o carro e garantiu a pole com mais de um segundo de vantagem.

O grid provisório do GP do Canadá

  1. Max Verstappen
  2. Nico Hulkenberg
  3. Fernando Alonso
  4. Lewis Hamilton
  5. George Russell
  6. Esteban Ocon
  7. Lando Norris
  8. Carlos Sainz
  9. Oscar Piastri
  10. Alexander Albon
  11. Charles Leclerc
  12. Sergio Pérez
  13. Lance Stroll
  14. Kevin Magnussen
  15. Valteri Bottas
  16. Yuki Tsunoda
  17. Pierre Gasly
  18. Nyck De Vries
  19. Logan Sargeant
  20. Guanyu Zhou

Como foi o terceiro treino livre

Verstappen fez o melhor tempo do terceiro treino livre em condições adversas. O líder do campeonato fez 1m23s106 e foi seguido por Charles Leclerc e Fernando Alonso.

Chuva castigou o circuito. O clima de Montreal se tornou um personagem importante no fim de semana. O segundo treino livre começou com pista seca, mas um temporal caiu no final da manhã, o que se estendeu até o início do TL3. Com o tempo instável, os pilotos sofreram pra se manter na pista, mas foram melhorando o tempo na medida em que o asfalto foi secando. Existe previsão de mais água pra corrida no domingo.

GP do Canadá

A oitava corrida da temporada de Fórmula 1 acontece no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, domingo às 15h (de Brasília). Max Verstappen, da Red Bull, continua sendo o favorito a conquistar sua sexta vitória no ano.