Topo

Verstappen vence no Canadá e iguala número de vitórias de Senna

Max Verstappen, da Red Bull, durante o GP do Canadá de 2023 - JARED C. TILTON/Getty Images via AFP
Max Verstappen, da Red Bull, durante o GP do Canadá de 2023 Imagem: JARED C. TILTON/Getty Images via AFP

Do UOL, em São Paulo

18/06/2023 16h37Atualizada em 18/06/2023 17h57

Max Verstappen venceu de ponta a ponta o GP do Canadá e alcançou 41 vitórias na carreira, o mesmo número de Ayrton Senna.

O pódio do GP do Canadá

  1. Max Verstappen (Red Bull)
  2. Fernando Alonso (Aston Martin)
  3. Lewis Hamilton (Mercedes)

Como foi a corrida

O céu abriu em Montreal e o tempo seco permitiu aos pilotos andar rápido. As boas condições da pista contrastaram com a classificação de ontem, quando a chuva bagunçou as estratégias e o grid de largada.

Verstappen venceu com tranquilidade e se consolidou na liderança do campeonato. O holandês reclamou de problemas com a aderência dos pneus de sua Red Bull, mas liderou a corrida inteira e não foi ameaçado em nenhum momento. Foi sua sexta vitória na temporada e a 41ª da sua carreira, o que tornou Verstappen o quinto maior vencedor da categoria, ao lado de Senna. Essa também foi a centésima vitória da Red Bull na categoria.

Hamilton tomou a posição de Alonso na largada, mas levou o troco. O britânico largou melhor e aproveitou um vacilo de Alonso pra pular na frente do espanhol, que também foi ameaçado por Russell nas curvas seguintes. Mas na volta 22, Alonso abriu a asa móvel e fez uma bela ultrapassagem sobre Hamilton, se mantendo na frente dele até o fim.

Russell pisou na zebra e provocou safety car. O piloto da Mercedes errou e pediu desculpas por bater no muro na volta 12. O safety car fez o grid antecipar a parada nos boxes para troca de pneus. O britânico conseguiu voltar e protagonizou uma dupla ultrapassagem sobre De Vries e Magnussen, que acabaram batendo na volta curva seguinte. Russell acabaria abandonando a prova por problemas nos freios.

Ferrari adotou estratégia ousada e pulou pra frente. Quando o SC entrou, o grid aproveitou para ir aos boxes, mas as Ferraris optaram por ficar na pista, mesmo com os dois pilotos usando pneus médios. A ideia era esticar ao máximo a durabilidade dos pneus, apostando em apenas uma parada contra duas da maioria dos rivais. Leclerc e Sainz resistiram 40 voltas e se mantiveram na 4ª e 5ª posição após a parada. Elas tinham largado em 10º e 11º, respectivamente. A estratégia da Ferrari funcionou, pra variar.

Pérez abaixo da média chegou apenas em 6º. Foi um fim de semana ruim do vice-líder do campeonato. O mexicano já tinha feito um treino classificatório decepcionante e na corrida se manteve no pelotão intermediário o tempo todo, sem jamais ameaçar os pilotos da ponta. Ao menos conseguiu fazer a volta mais rápida, na última da corrida.

O resultado final do GP do Canadá

Os maiores vencedores da F1

  • Lewis Hamilton: 103
  • Michael Schumacher: 91
  • Sebastian Vettel: 53
  • Alain Prost: 51
  • Ayrton Senna: 41
  • Max Verstappen: 41
  • Fernando Alonso: 32

F1 volta em duas semanas

A próxima corrida será na Áustria, no dia 2 de julho. Verstappen continua na liderança (195 pontos), seguido por Pérez (126), seu companheiro de Red Bull.