Topo

Raducanu sobre título do US Open: 'Às vezes queria não ter ganhado'

Emma Raducanu com o troféu de campeã do US Open 2021 - Getty Images
Emma Raducanu com o troféu de campeã do US Open 2021 Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/06/2023 16h00

Se recuperando de uma cirurgia no punho, Emma Raducanu, campeã do US Open de 2021, falou sobre pressão e má fase que vieram após seu título.

O que aconteceu?

Na final mais jovem da história do Grand Slam dos EUA, a britânica derrotou Leylah Fernandez para se sagrar campeã com apenas 18 anos.

Com a vitória, os holofotes se voltaram para Emma, que não manteve o mesmo nível de tênis da campanha em Nova York e caiu na pressão da expectativa gerada por seu próprio título.

Somada a essa pressão, lesões atrapalharam a caminhada da tenista, que recentemente fez uma cirurgia no punho e se recupera para retornar ao circuito.

Hoje com 20 anos, em entrevista para o The Sunday Time, Raducanu falou sobre o procedimento cirúrgico, a pressão e até confessou ter um certo 'arrependimento' de ter vencido o US Open tão jovem.

Neste momento não consigo sequer abrir garrafas ou coisas do gênero por causa dos meus punhos. Eu estava lutando com a dor física, mas o lado mental também foi muito difícil para mim.

Tive que crescer muito rápido. Quando ganhei, fui extremamente ingênua. Isso é algo que percebi nos últimos dois anos, o circuito e tudo que vem com ele, não é um espaço muito agradável, confiável e seguro. Você tem que estar em guarda porque há muitos tubarões por aí. Acho que as pessoas na indústria, especialmente eu, porque eu tinha 19 anos, agora tenho 20, eles me veem como um cofrinho. Tem sido difícil navegar.

Quando eu perdia um jogo eu ficava muito deprimida. Eu estava sob muita pressão para agir, as pessoas não tinham ideia do que estava acontecendo e eu tinha que ter essa fachada. Sou muito jovem e ainda estou aprendendo e cometendo erros. É completamente brutal. Às vezes penso que gostaria de nunca ter vencido o US Open.